sábado, 19 de novembro de 2011

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (What’s Eating Gilbert Grape, EUA, 1993) – Nota 7,5
Direção – Lasse Hallstrom
Elenco – Johnny Depp, Leonardo DiCaprio, Juliette Lewis, Laura Harrington, Mary Steenburgen, Darlene Cates, Kevin Tighe, John C. Reilly, Crispin Glover, Mary Kate Schellhart.

Na pequena cidade de Endora, Gilbert Grape (Johnny Depp) trabalha numa mercearia simples e cuida do irmão Arnie (Leonardo DiCaprio) que tem problemas mentais. Os irmãos moram com duas irmãs e a mãe (Darlene Cates) que após o suicídio do marido se entregou a comida, ficou obesa e passa seus dias sentada no sofá. Tendo de ser o homem da casa, Gilbert dedica sua vida a cuidar do irmão e da mãe, até quando a jovem Becky (Juliette Lewis) e sua avó são obrigadas a ficar na cidade alguns dias para consertar o trailer que viajavam. Becky desperta em Glbert sentimentos por uma vida diferente e mostra que ele pode realizar seus sonhos. 

O sueco Lasse Hallstrom capta com sensibilidade a melancólica vida numa pequena cidade americana, onde as perspectivas de mudança são quase nulas e quando algo diferente acontece, mexe com todos os moradores. No filme a chegada de um hipermercado e de uma lanchonete se tornam eventos. Além desta perspectiva, o roteiro ainda mostra as dificuldades de pessoas diferentes, como o garoto deficiente e a mãe obesa e como isso afeta o restante da família. 

Johnny Depp está bem como sempre, mas o destaque é Leonardo DiCaprio, que se transforma em outra pessoa para criar o agitado Arnie. Como curiosidade, Depp e o diretor Hallstrom voltaram a trabalhar juntos no drama “Chocolate”. 

6 comentários:

Amanda Aouad disse...

Boa lembrança, Hugo, gosto desse filme, uma das primeiras ótimas interpretaçôes de Leonardo DiCaprio.

bjs

Fábio Henrique Carmo disse...

Curioso que vi esse filme nas Americanas hoje, mas acabei não levando. Dentre os que vi, o filme que mais gosto do Hallstrom é "Minha Vida de Cachorro", ainda rodado na Suécia. Até a próxima!

Gabriel Neves disse...

Essa foi a atuação de Leonardo DiCaprio que mais me impressionou. Se eu visse Gilbert Grape antes de ter visto Diários de um Adolescente ou Diamante de Sangue, juraria que o garoto era mesmo autista.
Abraços!

Gilberto Carlos disse...

Olá Hugo,



Tem um meme pra você no meu blog. Vá até o link: www.gilbertocarlos-cinema.blogspot.com Se gostar responda em seu blog e faça sua lista. Grande abraço.

Edson Cacimiro disse...

Realmente um dos excelentes momentos de Leonardo e um filme lindo e emocionante. abç.

Hugo disse...

Amanda - É um filme sensível com boas interpretações.

Fábio - Ainda não assisti "Minha Vida de Cachorro".

Gabriel - DiCaprio se entregou totalmente ao personagem.

Gilberto - Valeu pelo convite, visitarei seu blog.

Edson - Filme simples e sensível.

Abraço a todos