quarta-feira, 16 de novembro de 2011

As Pontes de Madison

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, EUA, 1995) – Nota 8,5
Direção – Clint Eastwood
Elenco – Clint Eastwood, Meryl Streep, Annie Corley, Victor Slezak, Jim Haynie.

Os irmãos Carolyn (Annie Corley) e Michael (Victor Slezak) se surpreendem durante a leitura do testamento da mãe, a italiana (Francesca), que deixou registrado seu desejo de ser cremada e ter as cinzas jogadas em uma das famosas pontes do Condado de Madison, em Iowa, onde ela passou sua vida após chegar da Itália. 

A surpresa aumenta com a descoberta de uma carta e alguns diários deixados pela mãe contando sua história de amor com o fotógrafo Robert Kincaid (Clint Eastwood). Em paralelo, o espectador conhecerá o romance entre Francesca e Robert, que durou apenas quatro dias em 1965 e marcou para sempre a vida dos dois. 

O talento de Eastwood para direção criou um filme sensível sobre uma história de amor inesperada, valorizada pelo ótimo roteiro do hoje diretor Richard LaGravenese e pelo talento de Meryl Streep, que interpreta uma personagem sincera, inteligente e angustiada. 

O roteiro toca na questão das mudanças sociais da  época, com a mulher querendo ter sua vida e tomar suas decisões, porém ainda presa a uma sociedade cheia de moralismo numa pequena cidade americana. 

Outros destaques são a bela fotografia que explora os campos e as pontes cobertas da região, além da trilha sonora de Lennie Niehaus, colaborador de Clint Eastwood em vários outros trabalhos.  

11 comentários:

Amanda Aouad disse...

Pois é, Clint Eastwood me encantou nesse fime, bem construído, envolvente, emocionante. E claro, Meryl Streep é sempre uma diva.

bjs

Luís disse...

Eu honestamente acredito que esse seja um dos melhores romances já feitos. Clint Eastwood e Meryl Streep estão decerto num dos melhores momentos de suas carreiras - adoro cada momento e acredito que só pela cena final - aquela que hesita sair do carro ou ficar com o carido - lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Emerson disse...

Um dos filmes mais bonitos que eu já assisti!!!
Clint Eastwood e Meryl Streep(minha atriz favorita), fazem magia juntos, uma química impressionante, perfeito!!!

Rodrigo Mendes disse...

Eastwood prova que é romântico e não apenas um casca grossa, rs!

Um filme lento eu vi poucas vezes, mas vale muito a pena. Ainda mais com a estonteante Meryl Streep.

Abs.

Ana disse...

Eu iniciei a leitura do livro há algum tempo e parei. Mas ele já está na minha lista de livros que tenho que continuar a ler.
Tbm quero assistir o filme. Pela resenha e comentários, é muito lindo.

Bjs ;)

Gilberto Carlos disse...

Um grande clássico do cinema que ainda não tive a oportunidade de assistir. Preciso corrigir essa falha.

Hugo disse...

A todos - É um ótimo filme, extremamente sensível com ótimas interpretações.

Abraço

Natalia Xavier disse...

Acho lindo esse filme. Pra mim a única coisa que deprecia ele é a interpretação dos atores que fazem os filhos de Meryl.

A cena da caminhonete com o close na mão de Francesca é perfeita =)

Abs!

Hugo disse...

Natalia - Mesmo os atores que interpretam o casal de irmãos sendo fracos, isso não atrapalha o ótimo filme.

Abraço

Roberto Simões disse...

Adoro, adoro. Um marco incontornável do género, seja ele o romance ou o drama. Um dos melhores filmes americanos dos anos 90. E, sem dúvida, um dos melhores e mais belos filmes jamais realizados por Clint Eastwood. Tão triste quanto apaixonante.

http://cineroad.blogspot.com/search/label/Clint%20Eastwood

Roberto Simões
» CINEROAD «

Hugo disse...

Roberto - Clint novamente mostrando sua sensibilidade com diretor.

Abraço