sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Exército do Extermínio

Exército do Extermínio (The Crazies, EUA, 1973) – Nota 7
Direção – George A. Romero
Elenco – W. G. McMillan, Lane Carroll, Harold Wayne Jones, Lloyd Hollar, Richard France.

Numa pequena cidade americana, um homem enlouquece, mata a esposa e coloca fogo na casa antes de ser preso. Este é o início de um suspense de baixo orçamento dirigido pelo pai dos filmes de zumbi, George A Romero. 

Na sequência, enquanto os bombeiros tentam apagar as chamas, a cidade é tomada pelo exército que tem a missão de fechar todas as saídas e deixar a população em quarentena, em razão de um vírus mortal ter sido liberado na região após um acidente de avião, infectando pessoas que passam a ter alucinações e se tornam violentas. Como consequência, o caos toma conta da região, potencializado por erros absurdos do comando do exército, que até mesmo pensa em utilizar uma bomba atômica para acabar com o problema. 

O diretor Romero utiliza um argumento hoje extremamente batido, mas que na época era original e mostrava como seria quase impossível deter uma epidemia que se alastrava no ar. Da mesma forma dos seus filmes de zumbis, os personagens são apenas um detalhe, sempre interpretados por rostos desconhecidos que servem de escada para o diretor espalhar o medo e a paranoia, entregando um final totalmente sem esperança. 

O longa foi refilmado em 2010 sendo lançado por aqui com o título “A Epidemia”.

2 comentários:

nightrider disse...

ótimo filme!assisti nos anos 80 na globo!e muito obrigado pelos belos comentários no meu blog!seja bem vindo!

Hugo disse...

Nightrider - É um ótimo filme para os fãs do gênero.

Abraço