segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Nokas

Nokas (Nokas, Noruega, 2010) – Nota 7,5
Direção – Erik Skjoldberg
Elenco – Morten Haland, Frod Winther Gunnes, Marit Synnove Berg, Morten Larsen.

O diretor norueguês Erik Skjoldberg (responsável pela versão original de “Insônia”) não chegou a ser um integrante oficial do Movimento Dogma, mas é um seguidor dos princípios de filmar com câmera na mão, som ambiente e sem utilização de trilha sonora. Este estilo seco é ao mesmo tempo o diferencial e o ponto fraco deste filme que conta a história do maior roubo a banco da história da Noruega, ocorrido em 2004 na cidade de Stavanger. 

Skjoldberg filma em estilo quase documental, escolhendo em torno de seis personagens para serem os pilares da história. O roteiro cria um vai e vem no tempo da ação, através de um relógio que mostra o que ocorreu em determinado horário. A trama começa durante a madrugada quando um grupo de onze assaltantes inicia os preparativos para o assalto que será feito no período da manhã, programado para demorar no máximo oito minutos. O desenrolar da ação é interessante e bem diferente dos filmes do gênero produzidos em Hollywood. 

Como escrevi anteriormente, o estilo de documentário é interessante, mas acaba criando uma narrativa fria que pode fazer o espectador não se envolver coma história, acentuada ainda pela opção do diretor em não se aprofundar na construção dos personagens, seu objetivo parece ser apenas mostrar as reações dos envolvidos. 

Outro ponto que pode incomodar é o excesso de closes e os ângulos de câmera inusitados que chegam a cansar um pouco. 

Mesmo como estes pontos negativos, gostei do enfoque criativo do diretor e ainda acredito que a história tem tudo para em breve ganhar uma versão americana recheado de astros. 

Como curiosidade, o “Nokas” do título é o nome do banco que foi assaltado.


2 comentários:

Marcos Rosa disse...

Parece ser bom, gosto deste estilo de filme. O difícil vai ser encontrá-lo por aqui, ou ter tempo pra assistir.

__
algunsfilmes.blogspot.com

Hugo disse...

Marcos - Para assistir este filme tem que procurar na internet.

Abraço