sábado, 15 de outubro de 2011

Interiores

Interiores (Interiors, EUA, 1978) – Nota 7,5
Direção – Woody Allen
Elenco – Diane Keaton, Mary Beth Hurt, Richard Jordan, Sam Waterston, Geraldine Page, E. G. Marshall, Maureen Stapleton, Kristin Griffith.

Uma família aparentemente perfeita entra em crise quando o patriarca (E. G. Marshall) abandona a esposa (Geraldine Page) que sofre de problemas emocionais e acaba passando um tempo num sanatório. Após ser liberada, ela tenta retomar a vida sozinha num apartamento, mas sempre com a esperança de que o marido retorne. As três filhas reagem de formas diferentes e cada uma ainda precisa enfrentar seus problemas pessoais. 

Renata (Diane Keaton) é uma intelectual de sucesso casada com o fracassado escritor Frederick (Richard Jordan) e tem por hábito ser política com todos, mesmo que isso fique claro que é apenas uma forma de evitar conflitos. Joey (Mary Beth Hurt) é a queridinha do papai, que a considerava uma criança prodígio, porém na vida adulta ela não conseguiu descobrir sua vocação e sofre vivendo à sombra da irmã famosa. Joey vive com Mike (Sam Waterson), companheiro que a apóia em tudo, mesmo sabendo que a mulher está sem rumo. A terceira filha é Flyn (Kristin Griffith), que trabalha como atriz de tv e vive longe de casa. 

A família voltará a se reunir quando o pai apresenta sua nova companheira (Maureen Stapleton), fato que desencadeará crises e sentimentos escondidos que irão aflorar. 

Após o sucesso da comédia “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, Allen foi fundo neste drama pesado sobre as frustrações de uma família, lembrando um pouco o posterior “Setembro”, que ele iria dirigir nove anos depois, inclusive com Sam Waterston no elenco. 

Diferente de suas comédias recheadas de diálogos irônicos, aqui Allen usa seu talento para que os personagens mostrem suas frustrações e desilusões. 

Um ponto interessante não apenas neste filme, mas em muitas obras de Allen, é o personagem do escritor em crise ou ainda lutando para ser reconhecido, aqui vivido pelo falecido Richard Jordan. 


6 comentários:

Amanda Aouad disse...

Esse ainda não vi, apesar de gostar mais do Woody Allen irônico, é interessante ver o lado depressivo do diretor.

bjs

Emerson disse...

Interiores é muito bom, também sou muito fã do Woody Allen, e aqui ele mostra que não é só um gênio da comédia, mas na arte de dirigir filmes!!!

Emmanuela disse...

Estou com "Interiores" em minha fila de filmes para serem assistidos. Estou com grande expectativa, "Setembro" eu pude conferi e gostei muito do resultado.

Hugo disse...

Amanda - Tb prefiro as comédias de Allen, mas seus dramas também são de qualidade.

Emerson - É um grande diretor, um mestre em escrever diálogos.

Emmanuela - Considero este filme melhor que "Setembro".

Abraço a todos

Rodrigo Mendes disse...

Um Woody Allen mais do que interessante. Sempre "cultural" nos relacionamentos humanos. Eu gosto.

Abraços

Hugo disse...

Rodrigo - Allen é craque em descrever sobre relacionamentos.

Abraço