segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Segredos de Estado


Segredos de Estado
Quelques Jours en Septembre, Itália / França / Portugal, 2006) – Nota 6,5
Direção – Santiago Amigorena
Elenco – Juliette Binoche, John Turturro, Sarah Forestier, Tom Riley, Nick Nolte, Mathieu Demy, Said Amadis.

Alguns dias antes dos atentados de 11 de Setembro, a espiã francesa Irene Montano (Juliette Binoche) recebe uma carta para encontrar o espião americano Elliott em um quarto de hotel em Paris. O espião enviou cartas também para sua filha francesa Orlando (Sarah Forestier) que não o vê há mais de uma década e a seu filho de criação americano David (Tom Riley). 

O encontro não acontece porque outro espião, o estranho William Pound (John Turturro) também está a procura de Elliott. Em seguida Irene e os dois jovens são procurados por dois homens misteriosos, um francês e outro árabe, que dizem ter negócios com Elliott e que todos deverão se encontrar em Veneza, onde o espião americano fará uma revelação. 

A interessante premissa perde um pouco o impacto no desenvolvimento lento e no roteiro que deixa o suspense um pouco de lado para focar no relacionamento entre os dois irmãos que não se conheciam. 

Vale destacar a interpretação de Juliette Binoche como a espiã inteligente e cínica e John Turturro novamente fazendo o sujeito maluco. 

A trama deixa no ar a suspeita de que várias pessoas, além dos terroristas, sabiam o que iria acontecer em 11 de Setembro, inclusive parte do governo americano.

3 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Sempre gosto de ver a Juliette em cena. Vou procurar esse.
Abração

O Falcão Maltês

Hugo disse...

Antonio - Juliette Binoche é bela e ótima atriz.

Abraço

PMF disse...

Tive oportunidade de ver este filme na ante-estreia em Lisboa, com a presença da Binoche. É tão bela em presença como no Cinema. Para mim é mesmo das mais belas actrizes da actualidade. Do filme, infelizmente não fiquei com grandes recordações, está a precisar de um novo visionamento.

Abraço