quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Hora do Rush 1, 2 & 3


A Hora do Rush (Rush Hour, EUA, 1998) – Nota 7,5
Direção – Brett Ratner
Elenco – Jackie Chan, Chris Tucker, Tom Wilkinson, Chris Penn, Elizabeth Peña, Tzi Ma, Mark Rolston, Rex Linn, Philip Baker Hall, Ken Leung.

Na última noite antes de Hong Kong voltar a fazer parte do território chinês, o inspetor Lee (Jackie Chan) impede que um lote de pedras preciosas fossem roubadas do país, ajudando assim seu amigo, o embaixador Han (Tzi Ma). Dois anos depois, a filha do embaixador é seqüestrada em Los Angeles e Lee é chamado pelo amigo para resgatar a garota, porém o FBI entra na jogada e indica o agente falastrão James Carter (Chris Tucker). O caminho dos dois policiais se cruzará na investigação. 

Mesmo sendo inferior aos trabalhos de Jackie Chan em Hong Kong, onde ele tem liberdade total para criar sequências de ação bem mais elaboradas, o filme é divertido e fez grande sucesso aproveitando as diferenças entre o falador Chris Tucker e o calado Jackie Chan. Destaque também para a presença do ótimo Tom Wilkinson.

A Hora do Rush 2 (Rush Hour 2, EUA / Hong Kong, 2001) – Nota 7
Direção – Brett Ratner
Elenco – Jackie Chan, Chris Tucker, John Lone, Alan King, Roselyn Sanchez, Zhang Ziyi, Harris Yulin, Jeremy Piven, Don Cheadle, Saul Rubinek, Maggie Q, Kenneth Tsang.

Nesta sequência os agentes Lee (Jackie Chan) e Carter (Chris Tucker) viajam de férias para Hong Kong, mas o passeio muda rapidamente quando dois agentes americanos são assassinados num atentado à bomba e o principal suspeito é Ricky Tan (John Lone), um poderoso mafioso que fora parceiro da pai de Lee na polícia e também suspeito pela morte deste. Lee e Carter tomam a frente da investigação que se tornará pessoal para o agente Lee. 

Novamente o diretor Ratner aposta na química e nas diferenças entre Chan e Tucker, principalmente nas trapalhadas do personagem de Tucker em relação ao cultura local, mas mesmo sendo divertido, o longa é inferior ao original e deixa um pouco a desejar em relação as cenas de ação, comparando com os trabalhos de Chan nos filmes produzidos por ele mesmo em Hong Kong. Com atrativo aqui temos as belas Roselyn Sanchez e Zhang Ziyi, a segunda também competente nas cenas de ação.

A Hora do Rush 3 (Rush Hour 3, EUA / Alemanha, 2007) – Nota 6
Direção – Brett Ratner
Elenco – Chris Tucker, Jackie Chan, Hiroyuki Sanada, Youki Kudoh, Max Von Sydow, Yvan Attal, Noémie Lenoir, Tzi Ma, Roman Polanski, Dana Ivey, Henry O.

No terceiro episódio os agentes Lee (Jackie Chan) e Carter (Chris Tucker) vão para Paris tentar proteger o embaixador Han (Tzi Man), amigo de Lee que está prestes a revelar a identidade de um grande mafioso chinês e por isso corre perigo. 

Desta vez as confusões dos dois detetives que não falam francês e precisam evitar uma conspiração é bem inferior aos dois outros longas. São poucas e fracas cenas de ação, além de um roteiro fraco também. 

Chan revelou em uma entrevista que não entende o tipo de piada que estas produções criam e que os filmes não seriam de agrado do seu público em Hong Kong. Disse ainda que aceitou fazer as sequências apenas pelo dinheiro, que o ajuda a bancar suas produções em Hong Kong e que até aceitaria fazer uma nova sequência, pensando novamente apenas na grana.

4 comentários:

Thomás R. Boeira disse...

Gosto muito dos filmes de A Hora do Rush. Acho que são um bom entretenimento, bem divertidos.

Gosto mais do primeiro. Assisti pela primeira vez quando eu tinha uns 9 anos e de lá pra cá nunca parei de gostar.

Abraço,
Thomás
http://www.brazilianmovieguy.blogspot.com/

M. disse...

Essa sequência de filme é legal!

Amanda Aouad disse...

Taí uma série que nunca despertou minha curiosidade para ver. hehe. Vou ver se perco meu preconceito.

bjs

Hugo disse...

Thomás - Os dois primeiros são legais, mas mesmo assim os filmes de Jackie Chan em Hong Kong são melhores.

M - Apenas o terceiro filme que é fraquinho.

Amanda - Diversão ligeira, nada mais que isso.

Abraços