segunda-feira, 2 de maio de 2011

Manipulação e Mentiras

Novamente peço licença aos leitores do blog para mudar o assunto. Deixo hoje o cinema de lado com o intuito de utilizar este espaço para comentar três fatos que ocorreram entre ontem e hoje. São três situações bem diferentes, mas que pairam sobre elas nuvens escuras que tentam esconder mentiras através da manipulação, sendo um triste retrato do mundo atual.

O primeiro fato é o menos importante na questão geral, mas afetou pelos menos quinze milhões de torcedores do Palmeiras, onde eu estou incluído. Durante a semana um jornal de SP publicou que o árbitro da partida de ontem seria um sujeito a qual nem citarei o nome, o problema é que haveria um sorteio para escolha do árbitro e por uma premonição do jornalista (ou seria fonte?), entre os oito árbitros no sorteio a bolinha premiada foi a deste sujeito. O resultado vimos ontem, um jogo de cartas marcadas que terminou com o Palmeiras sendo prejudicado até a médula.

O currículo deste árbitro na história de jogos do Palmeiras é o seguinte, contando a partida de ontem: Em 27 partidas o Palmeiras venceu apenas 8, sendo que na quantidade geral de jogos da história do clube são 60% de vitórias, o que o normal seria em torno de 15 vitórias nesta caso, porém com este senhor apitando temos menos de 30%. Além disso, nestas 27 partidas ele expulsou 17 jogadores do clube e marcou 11 pênaltis. Para quem não se liga em futebol, estas expulsões são como se o mesmo guarda de trânsito ficasse na esquina da sua residência e cada duas vezes que você saísse com o carro ele anotasse uma multa pelos mais variados motivos.

O segundo fato foi a vergonhosa prova de Fórmula Indy aqui em SP. Há mais de um mês que a prefeitura e os organizadores atrapalham o trânsito na marginal ao lado do conhecido Anhembi, local da prova para montar o circuito. Para quem vive em SP sabe como é complicado transitar na marginal e a imensa quantidade de carros que passam a todo minuto por lá, mas para nosso prefeito isto é apenas um detalhe. Ontem por causa da chuva e de um acidente no início da prova, o evento acabou adiado e transferido para hoje, isso mesmo, para uma segunda-feira pela manhã num dos locais de maior trânsito da cidade.

Por si só esta prova num dia de trabalho é um absurdo gigantesco, junte-se as palavras do prefeito que disse algo como "o cidadão de SP tem de se acostumar com grandes eventos". Será que as empresas não irão descontar o horário de atraso de milhares de pessoas? Ou talvez até demitir algumas pessoas? As pessoas que perderam o horário para consulta em médicos ou outras situações de urgência serão reparadas?

Para completar esta loucura, ontem um grande executivo do canal que transmitia a prova disse que as pessoas que compraram ingresso e que não pudessem voltar ao local hoje para assistir, não seriam reembolsadas.

Não fui prejudicado com esta situação, mas o absurdo das atitudes são um tapa na cara do povo. Fica claro que o canal pensava apenas no lucro e não iria arcar com prejuízo algum, mas provavelmente algumas pessoas entrarão com ação para ressarcimento, o que não prejudicará em nada o montante arrecadado pelo canal.

Parte da mídia mostra que grandes eventos trazem lucros para cidade, o que é uma grande mentira, os lucros acabam nas mãos de poucos, alguns hotéis de luxo, as empresas organizadoras do evento e outros poucos envolvidos. Para a população sobram as contas das obras, apenas isso.

O último tema é a morte de Bin Laden. Navegando pela net nos deparamos com teorias de conspiração aos montes, das mais absurdas até aquelas que tem grande sentido. Mesmo sabendo que grande parte destas teorias são bobagens, hoje fica muito difícil acreditar na história da morte de Bin Laden. Nós, meros mortais nunca saberemos ao certo o que houve, mas duvido que tenham jogado o corpo do sujeito no mar, posso estar errado, mas vejo nisso uma da maiores mentiras que a mídia americana já lançou.

Sumir com o corpo de Bin Laden é o modo mais fácil de esconder o que realmente houve e a questão principal agora é saber o porquê desta história. Alguns citam que Obama começou a campanha para reeleição há poucos dias e isso pode ajudar na votação, outros que os EUA planejam alguma nova investida militar para reerguer a economia através da indústria bélica e a morte de Bin Laden seria o estopim para uma retaliação da Al Qaeda e o motivo para os americanos reafirmarem seu poder militar.

Nos três fatos citados o que me deixa mais preocupado e irritado é a participação da mídia. Peço desculpas as jornalistas sérios e os estudantes de jornalismo que passam por aqui, mas a cada dia fica mais difícil filtrar o que é realmente verdade ou manipulação da mídia. Os grandes veículos estão vinculados a políticos, dirigentes de futebol, grandes corporações e governos, desta forma noticiando o que é de interesse destes grupos, algo como julgar em causa própria e no caso do Brasil em que grande parte da população tem pouco acesso a informação e ao estudo, fica mais fácil manipular as notícias sem questionamente popular.

Para finalizar, poderia citar ainda as mentiras e os absurdos gastos que estão por vir com a Copa do Mundo e as Olímpiadas, quem viver verá.

8 comentários:

sacolé disse...

Os Estados Unidos vem nos enganando a anos, mas desta vez, se os rumores de conspiração foram verdadeiros, eles passaram dos limites.

Amanda Aouad disse...

Estava vendo aqui o CQC sobre a Fórmula Indy e nem tinha me dado conta de que era na rua. Realmente, é um absurdo completo. Por isso, acho que a Copa no Brasil vamos ter que tirar férias coletivas no país, que ninguém vai conseguir trabalhar.

Já a morte de Bin Laden, é de se ficar com o pé atrás mesmo. Ainda mais com essa história de o corpo foi jogado no mar.

Quanto ao Palmeiras, não posso opinar porque não vi o jogo, mas tem todo o direito de protestar.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...

Rapaz, eu como tricolor enfurecido queria que o Corinthians levasse uma surra mas o juiz e os jogadores deixaram o espetáculo irem para as penalidades e a "raça" do seu time rival "veio à tona" ... Futebol há uns anos virou palhaçada e fracasso!!!

Sobre a Indy, só aqui mesmo pra chover o tanto que choveu num feriado dominical ainda por cima né?

E Bin Laden, já se vai tarde pro inferno meu filho!

Silvia Freitas disse...

Não vou interferir no assunto futebol pq sou sãopaulina e já estava fora da disputa rsrs.
Agora qto ao outros dois assuntos, vc tem toda razão. Indy numa segunda-feira é de lascar. Dane-se a população né?
Em relação ao Bin Laden, acho triste um povo achar que a morte do cara vai resolver seus problemas. Uma coisa é certa: nada vai trazer as vítimas de volta. Agora, falar que o corpo foi jogado no mar...Ah, conta outra né? Deem outra desculpa, pq essa não cola. O corpo, se é que existe mesmo, tá na mão dos americanos.

Luís disse...

Quanto á história do Bin Laden também ficou um pouco de pé atrás... E quando disseram que lançaram o corpo ao mar ainda mais.
Mas depois ive a ler um bocado e, ao que parece, trata-se de uma tradição islámica. Será que os EUA se podiam arriscar a ignorar essa tradição e ficar com o mundo islâmico ainda mais irascidos com eles? Entre algumas pessoas ficarem na dúvida (completamente inevitável pois mesmo que trouxessem o Bin Laden num espeto haveria quem duvidasse que era ele) ou honrar uma tradição que lhes pode granjear um respeito de que bem precisam, acho que tomaram a decisão acertada.
E depois estas teorias da conspiração esbarram num enorme entrave: Se o Bin Laden está vivo, hum, será que ele não irá gritar a plenos pulmões "ESTOU VIVO!!!".
E além disso, apesar de puder parecer ingénuo, não vos parece que o Obama, o político mais honesto de que tenho memória, simplesmente nunca desceria tão baixo? Até agora nunca deu mostras de desonestedade, e ganhar alguns votos assim - timing errado, até às eleições isto será certamente esquecido - não me parece que seja estratégia verossímel.

Hugo disse...

Jack - A história é no mínimo estranha.

Amanda - Espere para ver os absurdos na época da Copa e das Olimpíadas.

Marcelo - São muitas notícias ruins ao mesmo tempo.

Silvia - Nossos políticos não estão nem aí com o povo.

Luís - Espero que você tenha razão sobre a honestidade do Obama, mas no mínimo a história é nebulosa. Não vou palpitar se o Bin Laden está vivo ou morto, mas que foi contada para púbico uma versão diferente do que realmente aconteceu, isto eu tenho certeza.

Abraço a todos

Edson Cacimiro disse...

Vão gastar tanto dinheiro nessas olimpíadas e copa do mundo que vai ser uma 'lavada',isso que estamos só falando de obras, pensem no que vão gastar o pessoal que vai organizar,os artistas que vão cantar.quem viver verá mesmo...

Hugo disse...

Edson - Vc citou bem, muitos "artistas populares" vão lucrar tb.

Abraço