segunda-feira, 11 de abril de 2011

Na Época do Ragtime


Na Época do Ragtime (Ragtime, EUA, 1981) – Nota 8
Direção – Milos Forman
Elenco – James Cagney, Elizabeth McGovern, Howard E. Rollins Jr, Mary Steenburgen, Jeff Daniels, Brad Dourif, Moses Gunn, James Olson, Mandy Patinkin, Pat O’Brien, Kenneth McMillan, Jeffrey DeMunn, Robert Joy, Norman Mailer, Debbie Allen, Donald O’Connor, Fran Drescher, Frankie Faison, Richard Griffiths, Samuel L. Jackson, Michael Jeter.

O diretor Milos Forman se baseou no livro de E. L. Doctorow para contar um pouco da vida e dos costumes no início do século XX nos EUA. O longa trata de várias tramas paralelas que tocam em temas polêmicos como preconceito, racismo e moralismo. 

Apesar dos diversos personagens, os maiores destaques ficam para o ator negro Howard E. Rollins (que estrelou também o drama sobre preconceito “A História de um Soldado” e faleceu cedo em 1996) que interpreta um pianista especialista em “ragtime”, um estilo de música negra, que é vítima de um ato racista e se transforma numa batalhador pelos direitos dos negros, mesmo que isso afete e muito sua vida e para a bela Elizabeth McGovern (“Era Uma Vez na América) que faz o papel de uma jovem casada com um aristocrata (Robert Joy) e que se transforma no pivô de uma briga de seu marido com um escultor (Norman Mailer) que fez uma estátua usando como modelo o corpo nu da jovem. 

Temos ainda uma dona de casa (Mary Steenburgen) dominada pelo marido (James Olson) e o veterano James Cagney como o comissário de polícia. Como curiosidade, Cagney estava afastado do cinema há vinte anos quando aceitou este papel, que acabou sendo sua despedida da tela grande, tendo ainda como companhia em pequenos papéis, Pat O’Brien com quem ele dividiu as telas no clássico “Anjos da Cara Suja” e o dançarino Donald O’Connor, imortalizado por seu papel em “Dançando na Chuva”. 

No geral é um belo filme, com ótima reconstituição de época e magnífica direção de Milos Forman. O longa teve ainda oito indicações ao Oscar (inclusive Elizabeth McGovern e Howard E. Rollins Jr), mas não venceu uma sequer.

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Grande obra de Milos Forman. Seu melhor filme, aqui mais autoral e fora do regime americano.

Abs.
RODRIGO

Amanda Aouad disse...

Mais um filme que eu preciso ver, hehe. Eta lista interminável.

bjs

Rodrigo disse...

Nunca tinha ouvido falar. Mas adoro o diretor. Abraços.

Hugo disse...

Rodrigo Mendes - Com certeza é um de seus melhores trabalhos.

Amanda - Não tem jeito, nossa lista sempre cresce. rs

Rodrigo - Se você gosta do diretor, procure assistir.

Abraço