quinta-feira, 17 de março de 2011

Patton - Rebelde ou Herói?


Patton – Rebelde ou Herói? (Patton, EUA, 1970) – Nota 8
Direção – Franklin J. Schaffner
Elenco – George C. Scott, Karl Marlden, Edward Binns, Stephen Young, Michael Bates.

Na 2º Guerra Mundial, o general americano George S. Patton Jr (George C. Scott) tem a missão de combater os nazistas liderados por Rommel na África e mesmo tendo sucesso, não se mostra satisfeito em virtude de uma disputa pessoal com o general inglês Montgomery (Michael Bates). Ao mesmo tempo que lutam contra os nazistas, os dois disputam quem conseguirá chegar primeiro a Messina na Itália, considerado um ponto vital para os aliados. Desobecendo ordens, Patton muda os planos e chega primeiro na cidade italiana, sendo tratado como herói pelo povo e rebelde pelo alto comando militar. Mesmo sendo reconhecido como um grande estrategista, Patton cai em desgraça comos superiores quando agride um soldado e o chama de covarde, sendo colocado de lado no plano de invasão do “Dia D”, o que para ele é uma grande frustração. 

Este ótimo drama de guerra baseado na vida do general Patton, faz parte de uma sequência de quatro grandes filmes dirigidos pelo falecido Franklin J. Schaffner, que começou em 1968 com “O Planeta dos Macacos”, passa por este longa, chega ao clássico sobre a história russa “Nicholas e Alexandra” em 1971 e finalizando com o ótimo “Papillon” em 1973. 

O grande destaque do filme é a atuação de George C. Scott, que cria com personagem inteligente, culto (especialista na história das guerras) e ao mesmo tempo mal educado, que tem o objetivo de se tornar um herói de guerra. Patton acredita ainda em reencarnação e diz ter lutado ao lado de Napoleão e em guerras de diversas épocas, por isso estaria preparado para enfrentar qualquer desafio. 

A atuação deve ser louvada também por Scott segurar praticamente sozinho as quase três horas de filme, os demais personagens aparecem pouco, até o grande Karl Marlden tem um papel pequeno em relação a Scott. 

Outros destaques são as bem filmadas cenas de guerra e a grandiosa trilha sonora de Jerry Goldmisth, que por uma ironia, foi copiada em boa parte na música tema da série de filmes “Loucademia de Polícia”.

3 comentários:

Kamila disse...

Acho um bom filme sobre uma figura histórica de uma Guerra. A melhor parte dele, pra mim, foi a performance do George C. Scott.

Amanda Aouad disse...

George C. Scott é mesmo o destaque do filme, mas a obra é interessante em seu contexto e construção histórica.

Hugo disse...

Kamila - A figura em si já era extremamente interessante e a interpretação de Scott é perfeita.

Amanda - Para quem gosta do tema, o roteiro explica bem fatos fundamentais no final da guerra;

Bjos