quarta-feira, 30 de março de 2011

O Pagamento Final


O Pagamento Final (Carlito’s Way, EUA, 1993) – Nota 8
Direção – Brian DePalma
Elenco – Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller, John Leguizamo, Ingrid Rogers, Luis Guzman, James Rebhorn, Joseph Siravo, Viggo Mortensen, Richard Foronjy, Adrian Pasdar.

Após cumprir alguns anos de prisão, Carlito Brigante (Al Pacino) consegue ser liberado por uma ação do seu advogado David Kleinfeld (Sean Penn) e promete para o juiz e para si mesmo que deixará a vida de crimes. Decidido, Carlito vai ao encontro da ex-namorada, a bela Gail (Penelope Ann Miller), mas a dificuldade de um ex-detento voltar a vida normal e a convivência com os antigos amigos são tentações que ele precisa enfrentar para seguir na linha. Os problemas aumentam porque seu próprio advogado, que é viciado em cocaína, deseja que Carlito cumpra um último trabalho que irá render um bom dinheiro e que com isso o próprio Carlito possa viver com a namorada em Bahamas, onde sonha morar. Lógico que no mundo do crime nem sempre os planos acabam bem. 

O diretor Brian DePalma vinha de três fracassos seguidos, sendo o drama “Pecados da Guerra” uma injustiça, mas o esperado “A Fogueira das Vaidades” e o suspense “A Síndrome de Caim” merecidos. Aqui ele fez sua carreira ressurgir com um ótimo drama, tanto pelo roteiro quanto pelo elenco afiado. Além de Pacino perfeito como o bandido arrependido, Sean Penn está fantástico como o advogado drogado, inclusive com visual bem diferente, com o cabelo cacheado ao estilo dos anos anos setenta, época em que se passa a história e finalizando temos ainda John Leguizamo marcante como o “Benny Blanco from Brooklin”, um personagem irritante, que tem uma participação vital na história. 

Ótimo filme que gerou um prequel em 2005 chamado “O Pagamento Final – Rumo ao Poder”, que conta a história de Carlito antes da prisão, com diretor e elenco diferentes. 

9 comentários:

Alan Raspante disse...

Do DePalma eu apenas conferi o chato "Dália negra", que não chega a ser ruim, apenas chato e desconexo. Fiquei entusiasmado em ver este. Ainda mais tendo Sean e al Pacino o/

Silvano Vianna disse...

Baita filme.
Muito bom mesmo a atuação do Sean Pen esta fantástica, ele realmente se transforma dentro do personagem e fica irreconhecível.

Unknown disse...

Tb gostei desse filme, um dos meus preferido na adolescencia...
Obrigado pela visita ao meu blog.
Seu blog é otimo, vou começar a acompanha - lo.
Grande Abraço.

Rodrigo disse...

Vi quando tinha 8 anos, e lembro de ter gostado. Mas não me pergunte nada sobre ele pois já esqueci. Abraços,

Diego S. Lima disse...

Existem muitos diretores que são superestimados e não chegam aos pés do De Palma, é um dos meus diretores favoritos, e depois de Os Intocáveis e Um Tiro na Noite, O Pagamento Final é o que a de melhor na filmografia dele.
E Sean Penn é realmente fora de sério, principalmente aqui!

Clenio disse...

Um dos grandes filmes de Brian De Palma, com movimentos de câmera tão importantes quanto os diálogos e os desenvolvimentos das personagens. É um filme com cenas onde o suspense é de prender o fôlego e uma das melhores atuações do sempre ótimo Sean Penn, injustamente esquecido pelo Oscar.

Merece ser visto e revisto sempre.

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Hugo disse...

Alan - Ainda não conferi "Dália Negra".

Silvano - Foi um grande transformação.

Celo - Obrigado pelas palavras.

Rodrigo - Se tiver chance, assista novamente.

Diego - Sem dúvida, ele é um grande diretor, mas acredito que não tenha um marketing tão grande quanto outros menos talentosos.

Clênio - Concordo, um dos melhores filmes de DePalma e uma grande atuação de Sean Penn.

Abraço a todos.

Rodrigo Mendes disse...

De Palma ainda em boa forma. Gosto mais deste com Pacino do que o remake Scarface, outro clássico!

Abs.
RODRIGO

Hugo disse...

Rodrigo - O personagem de Pacino em "Scarface" é mais marcante pela violência. Aqui é um personagem mais contido.

Abraço