sábado, 19 de março de 2011

O Julgamento de Allen Iverson


O Julgamento de Allen Iverson (No Crossover: The Trial of Allen Iverson, EUA, 2010) – Nota 7
Direção – Steve James
Documentário

Em 1993, o futuro astro da NBA Allen Iverson ainda adolescente, já era ídolo na pequena cidade de Hampton na Virginia, onde atuava pelos times de basquete e futebol americano de um colégio com destaque, sendo disputado por diversas universidades em virtude do seu talento. 

Vindo de uma família pobre, sem conhecer o pai e aparentemente vivendo com a mãe viciada em drogas, o esporte e a ajuda de um treinador foram fundamentais para sua vida, porém um fato quase acabou com sua carreira. Uma briga generalizada em um boliche deixou algumas pessoas feridas, todas brancas, o que fez com que ele e três amigos fossem presos e julgados. O que até hoje ninguém sabe é quem realmente foi o culpado, os negros dizem terem sido ofendidos primeiro e os brancos alegam serem as vítimas, causando uma grande crise racial na cidade. 

Toda esta história é contada pelo diretor Steve James, que nasceu e viveu em Hampton, mas na época destes acontecimentos vivia longe dali. Como ele foi convidado para dirigir um dos filmes do especial de trinta anos da ESPN, acabou escolhendo está história que mexeu com suas próprias raízes e que depois de quase vinte anos ainda é assunto incômodo para os moradores da cidade, ficando claro nos depoimentos e na quantidade de pessoas que se negaram a conversar com o diretor. 

Vale a pena conhecer esta história real que mistura ingredientes polêmicos como fama e racismo.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Interessante, quero ver.

Ah, viu que você ganhou uma promoção lá no blog? Jogo de Poder.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Obrigado, estou indo visitar seu blog.

Bjos