sábado, 5 de março de 2011

O Estado das Coisas


O Estado das Coisas (Der Stand der Dinge, Alemanha Ocidental / Portugal / EUA, 1982) – Nota 6
Direção – Wim Wenders
Elenco – Patrick Bauchau, Isabelle Weingarten, Samuel Fuller, Allen Garfield, Roger Corman.

O diretor alemão Friedrich Munro (Patrick Bauchau) está filmando um longa numa cidade litorânea de Portugal, quando descobre que os rolos de filme acabaram e o produtor desapareceu. Durante alguns dias, ele e equipe de filmagem, além dos atores, ficam à espera da volta do produtor, o que não acontece. O primeiro a deixar o local é o câmera Joe (o também diretor Samuel Fuller), que tem certeza que o filme ficará inacabado e precisa voltas aos EUA para cuidar da esposa que está doente. Em seguida, o diretor resolve viajar para Los Angeles em busca do produtor e descobrir o porquê do seu desaparecimento. 

O filme é uma crítica ao funcionamento do cinema americano, com o diretor alemão Wim Wenders criando um personagem que pode ser considerado seu alter ego e que também homenageia o diretor alemão do cinema mudo F. W. Murnau, que fez o clássico “Nosferatu” nos ano trinta. 

A idéia é interessante, porém hoje a história parece envelhecida, com um primeira parte lenta onde praticamente nada acontece e um sequência final em Los Angeles que tenta ser crítica, mas acaba se tornado decepcionante. O destaque desta parte final é a participação de Allen Garfield interpretando o produtor falastrão.

2 comentários:

Pedro Tavares disse...

Wenders é um diretor de carreira irregular. Tal filme é prova disso.

Hugo disse...

Pedro - Nos anos oitenta muitos críticos acreditavam que Wenders erá quase um gênio, mas sua carreira no geral é extremamente irregular.

Abraço