sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Inferno de Dante & Volcano - A Fúria




O Inferno de Dante  (Dante’s Peak, EUA, 1997) – Nota 7
Direção – Roger Donaldson
Elenco – Pierce Brosnan, Linda Hamilton, Charles Hallahan, Grant Heslov, Elizabeth Hoffman, Tzi Ma, Lee Garlington, Peter Jason.

Na pequena cidade de Dante, um vulcão inativo começa a dar sinais de que entrará em erupção a qualquer momento. A prefeita Rachel Wando (Linda Hamilton) e o especialista em vulcões Harry Dalton (Pierce Brosnan) se unem na tentativa de avisar a população e esvaziar a cidade, porém poucas pessoas acreditam no aviso, dificultando a situação e aumentando a possibilidade de uma tragédia. 

Seguindo o rastro dos filmes catástrofes que voltaram à tona no final dos anos noventa, o bom diretor Roger Donaldson (“Sem Saída”, “A Fuga”), cria boas cenas de suspense neste longa que tem Pierce Brosnan no auge da fama, logo após sua estréia no papel de James Bond em “007 Contra Goldeneye”. Apesar de utilizar os clichês do gênero, o filme vale para quem gostou de longas como “Inferno na Torre” e “O Destino do Poseidon”.

Volcano – A Fúria (Volcano, EUA, 1997) – Nota 5,5
Direção – Mick Jackson
Elenco – Tommy Lee Jones, Anne Heche, Gaby Hoffmann, Don Cheadle, Keith David, Jacqueline Kim, John Carroll Lynch, Michael Rispoli, John Corbett, Dayton Callie, Richard Schiff.

No meio da cidade de Los Angeles um vulcão entra em erupção dando início a uma terrível catástrofe. Quando a lava ameaça destruir toda a cidade, Mike Roark (Tommy Lee Jones) a Dra. Amy Barnes (Anne Heche) lideram um grupo de pessoas que tenta desviar a lava para o oceano. Mike precisa ainda cuidar de sua filha Kelly (Gaby Hoffmann). 

Da leva de filmes catástrofe lançados na época, este é o mais fraco, tanto pela absurda história de um vulcão sob Los Angeles, quanto pela imensa quantidade de clichês, além da cenas de ação fracas. Outro erro foi a escolha de Mick Jackson para a direção, especialista em dramas e comédias com “L. A. Story” e  “Chattahooche”, ele já havia errado a mão no drama policial “O Guarda-Costas”, ficando claro que deveria ficar longe de filmes de ação. No final o longa é um grande desperdício do talento de Tommy Lee Jones.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Acredita que nunca vi Volcano? Mas, Inferno de Dante é um filme interessante, sem grandes pretenções.

bjs

Mateus Souza disse...

Tenho opinião semelhante em relação aos dois filmes. Mas isso não tira o rótulo de clássicos da sessão da tarde, haha.

=]

Equipe Cinema Detalhado disse...

Belos clássicos...e mateus nada de sessão da tarde...hoje em dia tá mais pra domingo maior kkkk

! Marcelo Cândido ! disse...

Esses filmes cansam às vezes... É muita catástrofe

Hugo disse...

Amanda - Nem precisa assistir, "Volcano" é fraquinho.

Mateus e Cinema Detalhado - Hoje são filmes clássicos do Domingo Maior.

Marcelo - Naquela época (final dos anos noventa), foram vários filmes do gênero, muitos pegando carona na virada do milênio.

Abraço