quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Mosca - 1958, 1986 & 1989



A Mosca da Cabeça Branca (The Fly, EUA, 1958) – Nota 7
Direção – Kurt Neumann
Elenco – David Hedison, Patricia Owens, Vincent Price, Herbert Marshall, Kathleen Freeman.

A história começa com Helene (Patricia Owens) avisando seu cunhado François (Vincent Price) que seu marido Andre (David Hedison) se matou. A partir daí conheceremos a história em flashback, começando com os irmãos François e Andre trabalhando como cientistas numa máquina de teletransporte sem muito sucesso. Num certo momento Andre resolve ser a cobaia, mas quando entra na máquina uma mosca o acompanha. O experimento dá certo em parte, pois o matéria de Andre e da mosca se misturam, com o sujeito ficando com a cabeça e um braço da mosca. A única chance de reverter a situação é André encontrar a mosca que ficou com parte do seu corpo e voltar os dois para máquina. 

Este longa de pequeno orçamento e efeitos especiais precários, ganhou status de cult com o tempo, principalmente após a refilmagem de David Croneneberg. O destaque além da insólita história vai também para o elenco, que tem o grande Vincent Price e o astro do seriado “Viagem ao Fundo Mar” David Hedison, que aqui em início de carreira assina como Al Hedison.

A Mosca (The Fly, EUA, 1986) – Nota 7,5
Direção – David Cronenberg
Elenco – Jeff Goldblum, Geena Davis, John Getz.

O cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) testa uma máquina de teletransporte e após algumas falhas, acredita ter finalmente conseguido sucesso e resolve ser a própria cobaia. Ao entrar na máquina, Seth não percebe que uma mosca o acompanhou. A experiência dá certo para alegria do cientista, porém após algum tempo ele percebe mudanças, primeiro aumentam sua agilidade, força e alguns outros sentidos, o que supreende sua namorada, a jornalista Veronica (Geena Davis), o problema começa quando seu corpo apresenta estranhas mutações, cada vez piores e mais assustadores. 

O diretor David Cronenberg especialista em filmes de terror, apresenta aqui uma nova versão para clássico de ficção B “ A Mosca da Cabeça Branca”, trocando a sugestão pela terror explícito, fazendo ainda um paralelo com o lado negro que em tese todo ser humano tem e que necessita de um gatilho para aflorar. Um bom e ao mesmo assustador longa que marcou época.

A Mosca 2 (The Fly II, EUA, 1989) – Nota 5,5
Direção – Chris Wallas
Elenco – Eric Stoltz, Daphne Zuniga, John Getz, Lee Richardson, Harley Cross, Gary Chalk, Marie Lee.

Martin Brundle (Eric Stoltz) é filho do cientista que se transformou em mosca no filme anterior e ao completer cinco anos de idade já tem a aparência de um adulto. Ele herdou a mutação dos genes do pai e se tornou alvo de estudo de cientistas antes que sua transformação seja completa, o que parece ser impossível de reverter. 

Com o sucesso do filme de Cronenberg, ficou claro que um continuação era questão de tempo. As sequências para filmes de sucesso se transformaram em algo comum nos anos oitenta e em muitos casos resultaram em cópias fracas ou até mesmo histórias sem ligação alguma com o original. 

Esta sequência dirigida por Chris Wallas, o responsável pela maquiagem no filme original e em outros longas de terror, tem bons efeitos especiais apenas, com uma história fraca e sem o charme assustador da obra de Cronenberg. 

8 comentários:

Silvia Freitas disse...

Esse filme me dava nojo..arghhhh. Mas é interessante. Bjs!

bones disse...

gostei infinitamente mais do primeiro.o final me causou pesadelos por um tempo.
o de 86 não gostei, muito nojento e o de 89 nem vi.
Se bem lembro bem ainda assisti mais dois filmes que continuaram o primeiro, um com Vincent Price praticamente conduzindo todo o filme e outro mais voltado para a comédia com algumas faces conhecidas dos anos 60.
Interessante é que o que me levou a ver o primeiro filme foi o lance do teletransporte, já era trekker na época, e foi muito depois que descobri que o conceito da maquina que transporta matéria era anterior ao seriado, RSRSRS.
Recomendo para quem gosta de terror .
abraços

Amanda Aouad disse...

Vixe, eu só vi o de 86 e me deu uma agonia tão grande, hehe. Fiquei traumatizada.

bjs

Hugo disse...

Silvia - Muito gente teve nojo, com certeza.

Bones - Já li sobres estas duas continuações dos anos sessenta, mas não tive oportunidade de ver. A curiosidade seria pela presença de Vincente Price.

Não tenho certeza, mas acredito que o teletransporte tenha sido "criado" nos livros por Julio Verne.

Amanda - Realmente a obra de Cronenberg é assustadora.

Abraço

KA disse...

Nunca via a versão original. O remake é um dos filmes mais nojentos que já vi (não que o filme não seja bom, é ótimo). A continuação eu cheguei a assistir, mas não lembro de nada da estória.
Excelente post!
Abs

Hugo disse...

Ka - Provavelmente todos que assistiram a refilmagem acharam as cenas nojentas.

Até mais

Anônimo disse...

Jorge disse:

Existe, também, A MALDIÇÃO DA MOSCA(1965). É a continuação do primeiro.

Hugo disse...

Jorge - Valeu pela lembrança. Eu sabia desta sequência, porém não comentei, porque não a assisti.]

Abraço