quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Grande Noite


A Grande Noite (Big Night, EUA, 1996) – Nota 7,5
Direção – Campbell Scott & Stanley Tucci
Elenco – Stanley Tucci, Tony Shalhoub, Minnie Driver, Ian Holm, Isabella Rossellini, Campbell Scott, Marc Anthony, Liev Schreiber, Allison Janney, Christine Tucci, Larry Block,  Caroline Aaron.

Nos anos cinquenta os irmãos Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci) são italianos que foram para América em busca do sonho de ter o próprio restaurante. Eles conseguem abrir o restaurante, porém com poucos freqüentadores e dívidas, o sonho parece estar se transformando num pesadelo. Até que Pascal (Ian Holm), dono de um restaurante de sucesso, promete levar ao estabelecimento dos irmãos um famoso cantor da época, para uma “Grande Noite”. 

O longa mostra as diferenças entre os irmãos, enquanto Primo é o chef especialista em pratos requintados da cozinha italiana, Secondo é a voz da razão, que tenta persuadir o irmão a criar pratos mais simples, o que atrairia mais clientes ao local e consequentemente dinheiro. Esta disputa entre a arte e o capitalismo é apenas uma das pitadas deste sensível filme que tem na comida um dos personagens mais importantes. 

A direção a quatro mãos dos atores Campbell Scott e Stanley Tucci é competente, ajudada e muito pela bela interpretação de Tony Shalhoub, anos antes de ficar famoso com a série “Monk”. 

Filme obrigatório para os fãs de comida italiana e de uma sensível história sobre um sonho.


5 comentários:

Tiago Britto disse...

Cara, você que acompanha filmes mais antigos, já assistiu A Dama de Vermelho?

Amanda Aouad disse...

Ok, anotado a dica, acho ótimo o resgate que você faz de filmes que a gente não lembra com tanta frequência. Um belo diferencial do blog.

bjs

Hugo disse...

Tiago - Assisti sim, é uma comédia romântico dos anos oitenta até que interessante, sobre um sujeito casado (Gene Wilder) que deseja conquistar uma gata (Kelly Le Brock) e entra em várias confusões até conseguir.

Amanda - Obrigado, eu tento ser eclético não dando ênfase apenas aos filmes atuais.

Abraço

Rof disse...

Ainda não vi esse, fica a dica...
Aliás acho que é impossível ver mais filmes que vc. rsss

Abraço cara.

Hugo disse...

William - São muitos anos vendo filmes...rs

abraço