quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pulp Fiction - Tempo de Violência


Pulp Fiction – Tempo de Violência (Pulp Fiction, EUA, 1994) – Nota 10
Direção – Quentin Tarantino
Elenco – John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Tim Roth, Amanda Plummer, Ving Rhames, Harvey Keitel, Bruce Willis, Maria de Medeiros, Christopher Walken, Eric Stoltz, Rosanna Arquette, Frank Whalley, Quentin Tarantino, Alexis Arquette, Peter Greene, Paul Calderon, Steve Buscemi, Angela Jones.

Poucas vezes um diretor/roteirista conseguiu criar tantos personagens marcantes num único filme. As honras vão para Quentin Tarantino, que criou este sensacional roteiro, repleto de diálogos afiados sobre sexo, drogas, dinheiro, amor, violência e cultura pop. São diversas histórias que se cruzam numa montagem não linear totalmente fora do formato normal de Hollywood, onde até mesmo um dos protagonistas é assassinado no meio do filme. 

O longa começa com um diálogo cheio de carinho entre um casal (Tim Roth e Amanda Plummer) numa lanchonete, para logo em seguida eles anunciarem o assalto e se mostrarem extremamente violentos. Entre as diversas tramas, a mais curiosa sem dúvida é a jornada de dois assassinos profissionais, Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), que travam diálogos engraçadíssimos, com Vincent contando como era sua vida em Paris e Jules recitando a bíblia antes de cobrar e assassinar algum devedor. Vincent ainda irá se envolver com a bela Mia (Uma Thurman), esposa do chefão Marsellus Wallace (Ving Rhames), sujeito que sofrerá muito numa das cenas mais polêmicas do filme. Entre os assassinos e o chefão, está o decadente boxeador Butch (Bruce Willis), que é obrigado a entregar uma luta para continuar vivo. A galeria de personagens tem ainda um casal de traficantes (Eric Stoltz e Rosanna Arquette), um pervertido (Peter Greene), a bela esposa de Butch, Fabienne (Maria de Medeiros), a motorista de taxi Esmeralda Villalobos (Angela Jones) e o “limpador” Winston Wolfe (Harvey Keitel). 

Muitos fãs de Tarantino preferem “Cães de Aluguel” ou “Bastardos Inglórios”, dois grandes filmes, mas para meu gosto “Pulp Fiction” é insuperável. Tarantino conseguiu juntar no mesmo filme virtudes que outros diretores mostram separadamente. São muitos personagens orquestrados em pequenas histórias, assim como fazia Robert Altman. A violência que lembra obras de Sam Peckinpah e John Woo. E os diálogos, que sem comparar o conteúdo que é bem diferente, ele mostrou ter tanto talento quando Woody Allen. É a obra prima de um grande diretor. 

8 comentários:

Roberto Simões disse...

Eu prefiro os Bastardos, mas este também é bom ;) Originalidade em estado puro na arte de recontar, reciclar, recriar. Grande exercício dramatúrgico, grande montagem, grandes performances, grande filme.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Hugo Leonardo disse...

A disputa é dura, mas PULP FICTION continua sendo pra mim o melhor do diretor, seguido de perto por KILL BILL, CAES DE ALUGUEL e BASTARDOS ...

! Marcelo Cândido ! disse...

Um filme sensacional!!!
Há cenas incríveis
Quentin é um dos poucos diretores que nos envolve com o roteiro e trilha sonora
...

LuEs disse...

cCara, eu juro que nem sei o que dizer. Não consigo apontar qual filme dele é mo melhor para mim, mas com certeza não é Bastardos Inglórios!

Adoro esse exatamente pelas características que você citou. É fora do padrão hollywoodiano, são múltiplos personagens - todos marcantes -, situações incríveis. Adoro o tiro "sem querer" dentro do carro.

Amanda Aouad disse...

A cena incial é mesmo inesquecível, aliás, o filme é maravilhoso. Eu só entro na lista de preferir “Cães de Aluguel” porque acho que alguém conseguir fazer um filme de ação em um galpão não é fácil. Mas, claro que Pulp Fiction tem seu lugar nas grandes obras.

bjs

Hugo disse...

Roberto - É um filme que gerou uma série filhotes e imitações.

Hugo - Considero "Pulp Fiction" o melhor, depois seriam "Cães de Aluguel" e "Bastardos Inglórios".

Marcelo - A trilha sonora também é fantástica.

Luís - Esta é apenas uma das várias cenas marcantes. É o tipo de filme que estará entre os melhores por décadas.

Amanda - Tb gosto de "Cães de Aluguel". Na época eu assisti no cinema e foi algo totalmente diferente. Um grande filme feito com poucas recursos.

Abraço a todos

Gema disse...

Pulp Fiction é muito bom, mas continuo a preferir os dois Kill Bill :P
Mas sei que na sua maioria os fãs de Tarantino optam sempre por Inglorious Basterds, Pulp Fiction ou Reservoir Dogs - este ultimo ainda não vi :S
Beijos

Rodrigo Mendes disse...

Clássico! Tod cinéfilo deve injetar este filme na veia! Rs

Abs.
Ótima resenha
Rodrigo