quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Astros Veteranos

Navegando por alguns sites de cinema, me deparei com uma texto onde o autor citava que poucos atores famosos na casa dos setenta anos ainda estavam na ativa, ele citava três ou quatro. Fiquei curioso e fui pesquisar, nada muito profundo, apenas procurando em minhas anotações quem estaria nesta faixa etária e continuaria trabalhando a pleno vapor. Foi uma surpresa, pois cheguei a vários atores, lembrando apenas de americanos e alguns poucos britânicos. Não me preocupei em lembrar de atores do resto da Europa ou brasileiros, o que com certeza aumentaria a lista. Quem lembrar de outros, fique a vontade para citar.

Os três primeiros da lista estão aposentados, mas pelas últimas notícias que li, eles ainda poderiam estar trabalhando. A aposentadoria foi uma escolha pessoal.

Sidney Poitier tem hoje 83 anos e trabalhou até 2001. Vi uma entrevista sua para Oprah quando fez 80 anos e o sujeito estava em ótimo forma. Disse que estava se divertindo com os netos.

Gene Hackman completou 80 anos há poucos meses e parou de atuar em 2004. Seu último filme foi a comédia "Uma Eleição Muito Atrapalhada" que estrelou com o comediante Ray Romano.

Sean Connery também tem 80 anos e desistiu de atuar após o fracasso de "A Liga Extraordinária" em 2003. Ele alega lutar pela independência da Escócia em relação ao Reino Unido e disse que voltaria a atuar apenas quando isso acontecesse, ou seja, sua carreira está encerrada.

Relacionei mais duas dezenas de atores que ainda estão na ativa, alguns trabalhando muito e outros em papéis esporádicos. Montei a lista do mais experiente para mais novo.

Kirk Douglas com incríveis 94 anos completados agora em dezembro, ele trabalhou direto até 2000, com praticamente um filme por ano. Fez alguns filmes até 2004 e uma última aparição em 2008, mas não é impossível que reapareça em algum pequeno papela.

Harry Dean Stanton nunca foi um grande astro, mas teve papéis importantes em "Alien - O Oitavo Passageiro", "A Última Tentação de Cristo" e principalmente em "Paris, Texas". Hoje aos 84 anos continua a todo vapor, com mais de um trabalho por ano.

James Garner tem 82 anos e sempre será lembrado pelo papel do seriado "Maverick". Astro de filmes como "Victor ou Victoria" e "Grand Prix", atuou até 2005 na série "8 Simples Rules" e atualmente continua na ativa emprestando a voz em animações e pequenos papéis no cinema.

Clint Eastwood ao 80 anos dispensa apresentações. Continua entregando um novo filme como diretor a cada ano, isso quando não resolve atuar também. Com certeza é o astro com mais idade que ainda está no auge.

Robert Duvall completa hoje 80 anos. Outro que continua trabalhando em pelo menos um filme por ano e sempre em produções de qualidade. Será lembrado por papéis como na série "O Poderoso Chefão" e "Um Dia de Fúria", entre tantos outros.

Peter O'Toole está com 78 anos e hoje ainda trabalha, geralmente em produções britânicas ou pequenos papéis em filmes de Hollywood. Não é tão reconhecido nos dias de hoje, mas fez uma bela carreira em filmes como "Lawrence da Arábia" e "A Noite dos Generais".

Michael Caine aos 77 anos é um dos atores britânicos mais famosos ainda nos nos dias de hoje, principalmente após participar dos sucessos do diretor Christopher Nolan,. A série "Batman", "O Grande Truque" e "A Origem", além de diversos papéis em outras produções importantes.

Woody Allen aos 75 anos tem o mesmo vigor de Clint Eastwood para o trabalho. Desde 1984 ele dirige um filme por ano, sendo que sua carreira como diretor começou em 1966. Hoje ele tem 46 filmes como diretor e trabalhando ainda como ator e roteirista na maioria deles.

Donald Sutherland ainda é um coadjuvante de luxo aos 75 anos, após mais de 150 filmes no currículo. Uma carreira invejável que parece ainda ter uma boa estrada pela frente.

Robert Redford nunca foi de atropelar um filme atrás do outro, nem mesmo no auge da carreira. Hoje ele entrega um filme como diretor a cada dois ou três anos, mesmo tempo para seu trabalho como ator. Aos 74 anos é outro que parece ainda ter o que mostrar no cinema.

Burt Reynolds foi um grande astro nos anos setenta. Ficou conhecido com o clássico "Amargo Pesadelo" de John Boorman e famoso com a série "Agarra-me se Puderes". Aos 74 anos continua trabalhando, porém sempre como coadjuvante e em sua maioria em filmes abaixo da média.

Bruce Dern é da mesma geração de Jack Nicholson, Dennis Hopper e Peter Fonda, porém nunca chegou a ser astro. Teve bons momentos, como seu papel em "Trama Macabra", último longa de Hitchcock. Aos 74 anos ainda está na ativa, mas há mais ou menos trinta anos está relegado a pequenos papéis e quase esquecido pelo grande público.

Morgan Freeman ficou famoso no cinema apenas no final dos anos oitenta já na casa dos cinquenta anos,  principalmente com o papel em "Conduzindo Miss Daisy". Depois disso nunca mais parou e aos 73 anos é um dos atores mais requisitados de Hollywood.

Jack Nicholson é figurinha carimbada desde o final dos anos sessenta, se transformou em astro com sucessos como "Chinatown" e "Um Estranho no Ninho" e até hoje encabeça grandes produções. Está com 73 anos.

Dustin Hoffman tem 73 anos e ficou famoso aos 30 quando estrelou "A Primeira Noite de um Homem". Depois de sucessos como "Tootsie" e "Rain Man", entre diversos outros longas, continua requisitado para grandes produções.

Anthony Hopkins também está com 73 anos e o ótimo ator inglês será sempre lembrado pelo sinistro Hannibal Lecter de "O Silêncio dos Inocentes", porém tem uma carreira belíssima e parece que continuará por muitos anos.

Jon Voight ficou conhecido junto com Burt Reynolds após "Amargo Pesadelo" e se firmou como astro nos anos setenta em filmes como "Conrack" e "O Campeão". Hoje geralmente é chamado para viver o vilão em grandes produções ou seriados de tv. Tem 72 anos.

Elliott Gould é conhecido pela nova geração por seu papel na série "Onze Homens e um Segredo", porém teve muita fama nos anos setenta, protagonizando sucessos como "Mash" ao lado de Donald Sutherland e "O Perigoso Adeus". Está com 72 anos e continua firme com papéis de coadjuvante.

Frank Langella tem 72 anos e ficou famoso com "Drácula" de 1979 dirigido por John Badham. Sua boa carreira foi coroada com a bela atuação em "Frost/Nixon", onde interpreta o ex-presidente americano.

Peter Fonda está entre os cinco "caçulas" desta lista. Aos 70 anos o astro de "Sem Destino" viveu o inferno das drogas nos anos setenta e parte dos oitenta. Quando se livrou do vício, voltou a ativa em bons filmes como "O Ouro de Ulisses" e "Os Indomáveis".

James Caan era um dos grandes nos anos setenta, teve papéis em "O Poderoso Chefão", "Elite de Assassinos" e o original "Rollerball". Hoje aos 70 anos continua a receber papéis importantes como coadjuvante.

Martin Sheen ficou conhecido quando fez "Terra de Ninguém" de Terrence Malick e famoso com "Apocalipse Now". As novas gerações o conhecem pelo presidente de "West Wing". Aos 70 anos é outro que não para.

James Cromwell tem 70 anos e com certeza é o menos famoso desta lista, porém sua extensa lista de papéis em grandes filmes o faz merecer participar. Papéis em filmes como "Los Angeles - Cidade Proibida", "À Espera de um Milagre", "Eu, Robô" e "A Rainha" falam por si só.

Al Pacino fecha a lista e dispensa qualquer comentário ou apresentação, para ele apenas aplausos.

Se a lista continuasse com atores na casa dos sessenta anos, teríamos Robert DeNiro, Harvey Keitel, Tommy Lee Jones, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, James Woods, Harrison Ford e por aí vai.

11 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Só fera
!!!

Amanda Aouad disse...

Belo levantamento de dados. Com certeza tem muito veterano ainda dando show por aí.

bjs

Rodrigo Mendes disse...

James Cromwell fez um filme que eu adoro: 'Assassinato Por Morte'. Só tem estrelas, vc deve saber: Peter Sellers, Maggie Smith etc. Mas ele estava fazendo um mordomo bem jovem. Rs! Tbm gosto dele em 'Babe - O Porquinho Atrapalhado'.

Abs.
Rodrigo

Jenifer Torres disse...

Muito bom o post, Hugo. Parabéns!

Gema disse...

Quando comecei a ler este texto o actor que me veio logo a ideia foi Clint Eastwood. Além de ser actor tb realiza.
Não sabia que Gene Hackman já não trabalhava :S
Mas adorei ler o teu post ;)
Beijocas

bones disse...

Comentário da trekker de plantão.

WILLIAM SHATNER vai completar oitenta primaveras em março próximo e acaba de levar #### my dad says a ganhar o Peoples Choice Awards.
Ele segura o seriado sozinho.
LEONARD NIMOY tem a mesma idade, fez o Star Trek 2009 e faz pontas em FRINGE apesar dos problemas de saude que vem enfrentando nos ultimos meses.

Na verdade, Hugo, se vc manter este topico aberto vai notar que em algum momento todos vao passar por aki. RSRSRS

abraços.

bones disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ótimo levantamento Hugo! Nossa, o Eastwood tá velhinho mesmo hein? Queria que ele fosse meu avo! hehehehehe

Tb nao sabia que o Nicholson tava tao velho assim. Sei la o que passa na minha cabeça mas certos atores criam a ideia de serem atemporais praticamente, rs...

Abs!

Hugo disse...

Marcelo - Todos tem uma bela carreira.

Amanda - Com certeza, estes foram os que eu consegui lembrar.

Rodrigo - Você lembrou de um filme bem legal. Este "Assassinato por Morte" tem até o escritor Truman Capote no elenco.

Jenifer - Obrigado!

Gema - Clint Eastwood com certeza é que tem maior fama na atualidade, dentro desta lista.

Bones - Valeu pelas lembranças, Shatner trabalhou em monte de filmes e seriados e Nimoy será sempre o Dr. Spock.

Abraço a todos

Jefferson C. Vendrame disse...

Legal sua pesquisa Hugo, realmente grandes nomes,
Tem também o Christopher Lee, que esta com seus 90 e poucos anos e ainda atuando como o mago Saruman de The Lord of The Rings e The Hobbit.

Abraços

Hugo disse...

Jefferson - Ótima lembrança, Christopher Lee seria o primeiro da lista pela idade.

Abraço