quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Obrigado Por Fumar


Obrigado Por Fumar (Thank You for Smoking, EUA, 2005) – Nota 7,5
Direção – Jason Reitman
Elenco – Aaron Eckhart, Maria Bello, Cameron Bright, J. K. Simmons, Sam Elliott, Katie Holmes, Todd Louiso, William H. Macy, David Koechner, Kim Dickens, Robert Duvall, Adam Brody, Rob Lowe, Dennis Miller.

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é um lobista das indústrias de cigarro, tendo como trabalho tentar minimizar os verdadeiros riscos que o fumante corre e para isso participa inclusive de programas de televisão para defender os fumantes e as indústrias. Sendo uma figura conhecida, Nick se torna aliado de um agente de atores (Rob Lowe), que tentará ajudar a promover o cigarro em seus filmes, porém ao mesmo tempo é alvo de um senador (William H. Macy) que deseja se promover combatendo a indústria do tabaco. Nick alega que faz seu trabalho pelo dinheiro e que defende a liberdade de escolha dos fumantes, mas passa a se preocupar quando seu filho (Cameron Bright) começa a questioná-lo sobre o trabalho e quando uma repórter (Katie Holmes) resolve investigar sua vida. 

Antes do sucesso de “Juno”, o diretor Jason Reitman já mostrava aqui que era algo mais do que o filho de Ivan Reitman (“Os Caça Fantasmas”, “Irmãos Gêmeos”) ao entregar um longa com um roteiro cínico e crítico, que cria um personagem carismático que usa sua inteligência e poder de sedução para defender um dos segmentos mais odiados do planeta. 

Ao longo do filme ele cruza com outros personagens que tentam lucrar as custas do cigarro, tanto aqueles que lutam contra, quanto os que defendem esta indústira, mas neste caso sempre as escondidas, deixando Nick dar a cara para bater.

7 comentários:

Anônimo disse...

Assisti esse filme ha um bom tempo atras e lembro de ter gostado. Me chamou mta atenção o jeito em que o filme lida com o tema, numa critica social e num puro cinismo.

Amanda Aouad disse...

Tenho curiosidade quanto a esse filme.

abraços

! Marcelo Cândido ! disse...

É interessante
!!!

Jenifer Torres disse...

Bom filme. Bem dirigido e com atuações consistentes.
Abraços.

Elton Telles disse...

super legal. Ironia latente em um roteiro absurdo, mas divertidíssimo. Pra mim, é o melhor de Reitman.

abs!

Hugo disse...

Natália - É um crítica diferente a indústria e ao consumo dos cigarros.

Amanda - Vale a pena assistir.

Marcelo - Com certeza.

Jenifer - É um bom papel de Aaron Eckhart.

Elton - É uma crítica com bom humor.

Abraço a todos

Mateus Souza disse...

Com seus poucos filmes, Jason já superou de longe o seu pai.

Abraço.