domingo, 26 de dezembro de 2010

O Homem das Cavernas


O Homem das Cavernas (Caveman, EUA, 1981) – Nota 6
Direção – Carl Gottlieb
Elenco – Ringo Starr, Dennis Quaid, Shelley Long, Jack Gilford, Barbara Bach.

Milhões de anos antes de Cristo, quando os homens ainda viviam em cavernas, Atouk (Ringo Starr) é expulso de um grupo e junto com o amigo Lar (Dennis Quaid), monta uma novo grupo com pessoas estranhas, a jovem Tala (Shelley Long), o idoso cego Gog (Jack Gilford) e outras figuras como um anão e até um casal de homossexuais. Juntos enfrentarão dinossauros e outros animais pré-históricos, além de entrar em conflito com o outro grupo, pois Atouk deseja a esposa do líder, a bela Lana (Barbara Bach). 

O longa é uma grande gozação em cima da pré-história, onde vemos traições, brigas, vinganças e tudo mais o que ser humano ainda faz nos dias de hoje. Os animais pré-históricos lembram os monstros de séries japonesas como “Ultraman”, onde as lutas são mais engraçadas do que assustadoras. 

Outro detalhe é a precária produção, onde praticamente todas cenas foram filmadas em local aberto, provavelmente em algum deserto americano e ainda perto do final aparecem algumas absurdas cenas no meio de uma região congelada. Em outras cenas engraçadas, os personagens descobrem como usar o fogo, assar animais e até criar armas. 

É curioso ver o ex-Beatles Ringo Starr no papel principal, que tem ainda sua esposa Barbara Bach no elenco, atriz conhecida por participações em filmes B, como “A Ilha dos Homens Peixes”. O elenco tem ainda Dennis Quaid e Shelley Long bem jovens. 

No mesmo ano o francês Jean Jacques Annaud (“O Nome da Rosa”) dirigiu “A Guerra do Fogo”, um filme sobre a pré-história com questões parecidas, porém filmado de modo extremamente sério. 

Um comentário:

Rodrigo Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.