segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Montanha dos Sete Abutres

A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole, EUA, 1951) – Nota 8
Direção – Billy Wilder
Elenco – Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur, Porter Hall, Frank Cady, Richard Benedict.

O repórter Charles Tatum (Kirk Douglas) é um sujeito ambicioso e por este motivo foi despedido de diversos empregos, sendo obrigado a trabalhar num pequeno jornal na cidade de Albuquerque no Novo México. Num dia qualquer, ele é enviado com um auxiliar, Herbie (Robert Arthur) para cobrir um festival de caça as cascavéis, porém no meio do caminho eles se deparam com a história de um sujeito, Leo Minosa (Richard Benedict) que está preso numa mina, local que são ruínas indígenas, a “Montanha dos Sete Abutres” do título e Tatum vê neste fato a chance de ficar famoso e conseguir emprego num grande jornal.

O que a princípio seria um resgate que demoraria um dia, se transforma num circo quando Tatum manipula a situação, primeiro faz um grande alarde sobre o acidente, o que atraí muitas pessoas, inclusive de fora da cidade, depois faz acertos com o xerife para ter acesso exclusivo ao local e com o responsável pelo resgate, alegando que a situação deveria demorar um semana para que toda a cidade lucre e por último com a esposa de Leo, a dona da lanchonete Lorraine (Jan Sterling), que se passa pela esposa desesperada quando na verdade estava quase se separando do marido. Toda esta situação não terminará bem.

Apesar do filme ter quase sessenta anos, hoje ele é mais atual do que na época. A manipulação da notícia sempre existiu, mas a transformação desta em espetáculo era exceção nos anos cinqüenta e hoje infelizmente é fato normal. Este filme deveria ser obrigatório para os cursos de jornalismo para mostrar que a função do jornalista é divulgar a notícia e não criar o fato ou manipular a história.

Na época o longa foi um fracasso, mas com o passar dos anos se tornou quase um clássico, tanto pela polêmica da história, quanto pela ótima direção do grande Billy Wilder e pela interpretação perfeita de Kirk Douglas.

A história é baseada num fato real acontecido na década de vinte nos EUA.

4 comentários:

Clenio disse...

Billy Wilder é covardia. Um dos maiores cineastas da história de Hollywood, capaz de fazer de qualquer trama um presente ao espectador.
Imperdível.

Abraços e obrigado pelo selo.
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Ricardo Morgan disse...

Filmaço!!! Muito legal o blog e favoritado! Depois acesse o meu www.lixeirodocinema.blogspot.com! Abraço

Elton Telles disse...

Inteligente e, como você mesmo disse, talvez mais atual do que antes. Grande filme!

Hugo disse...

Clênio - Billy Wilder tem uma das melhores filmografias da história.

Ricardo - Valeu pela visita, visitarei seu blog também.

Elton - Inteligente como toda a obra de Wilder,

Abraço a todos