quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Avatar


Avatar (Avatar, EUA / Inglaterra, 2009) – Nota 8,5
Direção – James Cameron
Elenco – Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi, Joel David Moore, CCH Pounder, Wes Studi, Laz Alonso, Dileep Rao.

No futuro, os humanos construiram uma base no planeta Pandora com o objetivo de explorar as riquezas mineirais do local, o que causa um conflito com os nativos do planeta, os Na’vi. Para tentar criar um elo com os nativos facilitando o contato, um grupo de cientistas liderados pela Dr. Grace Augustine (Sigourney Weaver) criou um avatar (um cópia dos Na’vi controlada pela mente da cientista). Um outro cientista chamado Norm (Joel David Moore) e o fuzileiro naval paraplégico Jake Sully (Sam Worthington) também entram no projeto e para surpresa de todos, o avatar de Jake acaba sendo adotado pela filha do líder Na’vi, a guerreira Neytiri (Zoe Saldana) e  inicia um processo de adaptação à cultura dos nativos, tendo de superar desafios e ganhar a confiança deles. O problema é que o exército liderado pelo Coronel Quaritch (Stephen Lang) não acredita em acordo e deseja expulsar os nativos para conseguir explorar o planeta em busca de lucro. Este será o início de uma guerra onde Jake terá de decidir qual lado defender. 

O diretor James Cameron demorou doze anos após o estrondoso sucesso de “Titanic” para criar esta obra de ficção inovadora que bateu todos os recordes de bilheteria. O fantástico visual faz o espectador acreditar que o planeta é real e suas criaturas, tantos os gigantes humanóides Na’vis, quanto os diversos animais que aparecem na tela são perfeitos. 

Confesso que a onda de filmes que abusam da computação gráfica nem sempre me agradam, gosto de ver pessoas e a recriação destas como em “O Expresso Polar” e “Beowulf” soam falsas para meu gosto, mas aqui em “Avatar” conseguiram chegar o mais próximo possível da realidade, deixando a impressão que os Na’vi realmente existem. 

Outro ponto positivo é o roteiro, mesmo que os diálogos não sejam dos melhores, os vários temas que cercam a história enriquecem o filme. Em grande parte o longa é uma história de amor até certo ponto ingênua, misturada com o sentimento de ser útil e superar as limitações mostrada pelo personagem de Sam Worthington, ainda com toques de religião e finalizando com uma crítica as guerras que visam apenas o lucro. 

Um ótima diversão e mais um grande acerto na carreira de James Cameron.

6 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Diversão apenas
!!!

Rof disse...

Avatar é único! Revolucionário e inesquecivel.

Cameron criou uma obra tão relevante para o cinema quanto foi Blade runner, Toy story, Matrix...

Abraço a todos.

Amanda Aouad disse...

Acho que o forte de Avatar foi a excelência visual, o filme é lindo. A história acaba sendo mais do mesmo, mas me surpreendeu, achei que seria mais enfadonha pelo trailer. Gosto do filme.

abraços

computacao grafica disse...

Ah... o que seria de holywood sem a computacao grafica?

Silvia Freitas disse...

Avatar mudou a maneira de se fazer filme em 3D. Revolucionário, perfeito. Mereceu todos os prêmios.

Hugo disse...

Marcelo - Além da diversão, tem uma boa história e um belo visual.

William - Cameron é especialista em inovações.

Amanda - Eu tb não esperava muito da história e acabei me surpreendendo positivamente.

Computação - A computação gráfica é apenas mais um instrumento que o cineastas tem em mãos para utilizar, mas sem uma boa história, roteiro e atores de qualidade, apenas o visual não segura o filme.

Silvia - A parte técnica é realmente magnífica.

Abraço a todos