domingo, 7 de novembro de 2010

Estrada Para Perdição


Estrada para Perdição (Road to Perdition, EUA, 2002) – Nota 7,5
Direção – Sam Mendes
Elenco – Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law, Daniel Craig, Tyler Hoechlin, Jennifer Jason Leigh, Ciaran Hinds, Dylan Baker, Stanley Tucci, Liam Aiken.

O diretor Sam Mendes ficou famoso com o ótimo drama cínico sobre a classe média americana “Beleza Americana”. Aqui em “Estrada para Perdição” ele não consegue alcançar o mesmo nível, mas entrega um bom trabalho. 

A trama gira em torno do assassino Michael Sullivan (Tom Hanks), que foi criado pelo mafioso John Rooney (Paul Newman) e hoje mesmo casado e com dois filhos continua na “profissão” por achar que deve sua vida ao velho mafioso. As coisas mudam quando Connor (Daniel Craig), o filho de John Rooney comete um assassinato que é presenciado pelo filho de Michael, o que vai gerar desconfiança entre os bandidos e uma série de traições e assassinatos. 

O filme tem personagens que sabem muito bem o mal que causam, mas em virtude de laços familiares e lealdade não pensam duas vezes em eliminar o oponente, sendo um tipo de análise onde mostra que o ambiente influencia e muito nas atitudes das pessoas, o maior exemplo é o papel de Michael, criado na máfia ele é um assassino frio, porém trata seus filhos e esposa com um grande carinho e gentileza, um homem de duas vidas.

9 comentários:

Clenio disse...

Tudo bem que "Beleza americana" é imbatível, mas "Estrada para Perdição" é, na minha opinião, um dos grandes filmes do início do século XXI.

Um roteiro delicado - e incluo até mesmo sua violência aqui - uma fotografia deslumbrante vencedora do Oscar, uma trilha sonora impecável de Thomas Newman e um elenco de ouro: até mesmo Tom Hanks consegue se desvencilhar da persona bom moço - pero non mucho. Paul Newman e Jude Law estão espetaculares e algumas imagens são quase pinturas.

Gosto muitíssimo desse filme.

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Jenifer Torres disse...

Um filme sensível e muito bem dirigido.
Abraços.

Amanda Aouad disse...

Gosto bastante de Estrada para Perdição, apesar de concorda que Beleza Americana não tem comparação.

abraços

sacolé disse...

Devo confesar que nunca ouvi falar de tal obra, mas esta parece ser boa.

Rof disse...

O Filme é bom - apenas isso. O grande problema é que Sam Mendes ao lado do Spacey criaram uma obra quase insuperável. Como Estrada para Perdição veio logo depois... Impossível não compará-los.

Abraço.

Hugo disse...

Clênio - Apenas por reunir Paul Newman e Tom Hanks já vale a sessão.

Jenifer - Sam Mendes é um ótimo diretor.

Amanda - Beleza Americana é um grande filme, com um crítica inteligente e crua sobre a classe média americana.

Jack - Assista que o filme é bom.

William - Kevin Spacey eleva o nível de qualquer produção e em "Beleza Americana" ele tem uma interpretação de primeira.

Abraço a todos

Silvano Vianna disse...

Muito bom o filme, o clima todo ajuda. Os atores principais dão um show e o garoto que faz o filho de Hanks também vai bem. A fotografia a trilha também vão muito bem, bom d+ mesmo.

Hugo disse...

Silvano - O garoto é bom ator, mas não me lembro de tê-lo visto em algum outro filme.

Abraço

Roberto Simões disse...

De um virtuosismo clássico «delicioso». Assim caracterizo a concretização do edipiano (e muito bem escrito) argumento de David Self por Sam Mendes. Tom Hanks está excepcional. A fotografia de Conrad L. Hall é excelente assim como a subtil mas magnífica banda sonora de Thomas Newman. Que obra sublime.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD – A Estrada do Cinema «