quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um Homem Bom


Um Homem Bom (Good, Alemanha / Inglaterra, 2008) – Nota 7
Direção – Vicente Amorim
Elenco – Viggo Mortensen, Jason Isaacs, Jodie Whittaker, Steven Mackintosh, Gemma Jones, Anastasia Hille, Mark Strong.

Na Alemanha no início dos anos trinta, o professor universitário John Halder (Viggo Mortensen) passa por um momento complicado na vida pessoal, sua esposa Helen (Anastasia Hille) parece sofrer de depressão e sua mãe (Gemma Jones) alterna momentos de lucidez com outros em que não se lembra de nada, além disso ele ainda precisa cuidar dos filhos. Na amizade com o psicanalista judeu Maurice (Jason Isaacs), eles discutem a eleição de Hitler e como acreditam que aquele maluco não ficará no poder por muito. Com o passar do tempo, uma aluna (Jodie Whittaker) se aproxima do professor que acaba cedendo a beleza da jovem. Ao mesmo tempo John é chamado pela Chancelaria do ditador para escrever um artigo sobre seu livro publicado anos atrás, que fala sobre eutanásia. Mesmo em dúvida, ele aceita o pedido e acaba se deixando envolver com os nazistas, filiando-se ao partido quando percebe que apenas desta forma conseguirá subir na carreira. 

O fato faz com que se afaste de Maurice, que por ser judeu passa a ser perseguido pelos nazistas. O longa dirigido pelo brasileiro Vicente Amorim (filho do diplomata  e atual Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim) que fez o interessante “O Caminho das Nuvens” com Wagner Moura, é um drama sobre o fascínio que o nazismo provocou em intelectuais alemães no início do governo de Hitler e que as poucos foi se transformando em loucura para aqueles que conseguiram abrir os olhos para as atrocidades cometidas, mas que pouco puderam fazer para mudar o rumo da história. 

2 comentários:

chuck large disse...

Sempre tive vontade de ver este filme, mas contendo Richard Gere no elenco eu nunca via. Assim...não gosto muito dele, acho que ele deve ser parente da Kristen Stewart, rs, inexpressivos!
Enfim, vou tentar ver!
Abs.

Hugo disse...

Alan - Na foto até que parece Richard Gere, mas o ator é o Viggo Mortensen.

Abraço