segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Minha Terra, Minha Vida & O Rio do Desespero


Em 1984 foram produzidas dois filmes com temáticas semelhantes, onde famílias tinham de lutar contra governo, homens gananciosos e as forças da natureza para manter suas terras e além disso continuarem juntos num momento de crise.

Minha Terra, Minha Vida (Country, EUA, 1984) – Nota 7
Direção – Richard Pearce
Elenco – Jessica Lange, Sam Shepard, Wilford Brimley, Matt Clark, Theresa Graham.

O casal Jewell (Jessica Lange) e Gil (Sam Shepard) são fazendeiros e moram com o pai de Jewell, Otis (Wilford Brimley) e seus três filhos, sendo um ainda bebê. A fazenda pertence a família de Jewell por gerações, porém agora os problemas são grandes para manter o local. Em parte por causa de um tornado que destruiu a colheita e por outro lado o governo que cobra um empréstimo da família. Todo este desgaste atrapalha a vida do casal, já que Gil não acredita mais em prosperar, sendo necessário a força de vontade de Jewell para tentar superar estas dificuldades. 

Este é o segundo filme em que o casal Jessica Lange e Sam Shepard trabalharam juntos, eles se conhecerem dois anos antes na produção de “Frances” e aqui desevolveram este drama juntos, que resultou num filme correto, sem grandes surpresas e que rendeu um indicação ao Oscar para Jessica Lange.

O Rio do Desespero (The River, EUA, 1984) – Nota 6,5
Direção – Mark Rydell
Elenco – Mel Gibson, Sissy Spacek, Scott Glenn, James Tolkan, Shane Bailey, Becky Jo Lynch.
O casal Tom (Mel Gibson) e Mae (Sissy Spacek) são pequenos fazendeiros que vivem com dois filhos e passam por dificuldades financeiras, em virtude da fraca colheita e das enchentes causadas em virtude de uma construção do governo. Para piorar, eles são pressionados por um sujeito rico da região (Scott Glenn), que deseja comprar as terras a qualquer custo. 

Este drama tenta mostrar toda a dificuldade que os pequenos donos de terra precisam enfrentar, inclusive o governo. Mel Gibson faz um papel diferente dos heróis que costuma interpretar e Sissy Spacek dá conta do recado interpretando uma mulher sofrida e decidida.

4 comentários:

Nelson L. Rodrigues disse...

Valeu pelo comentário.

Nelson L. Rodrigues disse...

Valeu pelo comentário!

Jenifer Torres disse...

Vou correndo ver O Rio do Desespero. Me interessei bastante. Abraços.

Hugo disse...

Nelson - Sempre que puder visitarei seu blog.

Jenifer - É um filme interessante e ao mesmo tempo esquecido.

Até mais