sábado, 16 de outubro de 2010

Manimal

Nesta semana o cinema perdeu o ator inglês Simon McCorkindale, mas conhecido por aqui pela série "Manimal", que ele estrelou nos anos oitenta. O ator teve papéis de coadjuvante em filmes como "Morte Sobre o Nilo" e "Caboblanco" e era casado com a atriz Susan George, que estrelou o clássico "Sobre o Domínio do Medo" ao lado de Dustin Hoffman.

Além da série, estou citando outros três filmes em que ele trabalhou, sendo que nenhum deles é memorável.

Manimal (Manimal, EUA, 1983)
Criadores - Michael Berk & Larru Brody
Elenco - Simon MacCorkindale, Meloldy Anderson, Reni Santoni, Michael D. Roberts, William Conrad.

O professor Jonathan Chase (Simon MacCorkindale) leciona Ciências do Comportamento Animal na Universidade de Nova York e ainda auxilia a polícia no uso de animais para investigação e criminalística. O professor também guarda um segredo, ele tem o poder de se transformar em animais e utiliza o dom para capturar bandidos. A série teve apenas oito episódios, porém ficou marcada aqui no Brasil por ter sido lançada na tv como grande produção e pelos efeitos especiais utilizados na transformação do ator em animal.


Tubarão III (Jaws 3-D, EUA, 1983) – Nota 4
Direção – Joe Alves
Elenco – Dennis Quaid, Louis Gossett Jr, Bess Armstrong, Simon MacCorkindale, Lea Thompson, John Putch.

Neste terceiro filme da série, a ação muda de local e se passa num gigantesco parque aquático, onde mergulhadores participam de shows com atrações submarinas. A situação se complica quando um tubarão escapa de um reservatório e sai a caça de alimentos. Sem ligação alguma com os outros dois filmes da série, inclusive sem o ator principal Roy Scheider, o filme fez barulho na época por ter sido lançado em 3D, mas a fraca história e as poucas cenas de suspense transformaram o longa num grande fracasso.


O Enigma das Areias (The Riddle of the Sands, Reino Unido, 1979) – Nota 6
Direção – Tony Maylam
Elenco – Michael York, Simon MacCorkindale, Jenny Agutter, Alan Badel, Jurgen Andersen.

No início do século XX, um pouco antes da 1º Guerra Mundial, dois velejadores ingleses (Michael York e Simon MacCorkindale) são convidados para visitar Hamburgo por um alemão e lá descobrem por acaso um plano dos alemães para invasão da costa da Inglaterra com navios de guerra. Estando com a vida em perigo, os dois farão de tudo para se salvar e atrapalhar os planos alemães. O filme é um suspense apenas razoável, baseado num conhecido livro de mesmo título.

O Segredo do Tesouro Perdido (Falcon’s Gold, EUA, 1982) – Nota 4
Direção – Bob Schulz
Elenco – John Marley, Simon MacCorkindale, Louise Vallance.

O jornalista ingles Hank Richards (Simon MacCorkindale) viaja para a selva com o intuito de entrevistar um famoso antropólogo (John Marley). No local, ele se envolverá com o sujeito e sua filha (Louise Vallance) na busca de um tesouro perdido. Após o sucesso de “Os Caçadores da Arca Perdida”, foram produzidos diversos filmes de aventura que tentavam lucrar copiando o clássico de Spielberg. Este é apenas uma cópia pálida feita para a TV.

5 comentários:

Edson Cacimiro disse...

Manimal...caracas!!!!!!!!!!nem lembrava mais dela, assistia sempre!

Paulo Telles disse...

Fiquei sabendo hoje. Acompanhei a série de TV e depois conheci outros trabalho dele. Ele trabalhava muito bem.

Até mais.

Hugo disse...

Edson - A série fez algum sucesso por aqui na época.

Paulo - É o ciclo da vida.

Abraço

ANTONIO NAHUD disse...

UM BLOG PARA QUEM AMA CINEMA

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

O FALCÃO MALTÊS
– Uma Viagem Pessoal pela História do Cinema

é um blog dedicado a filmes raros, antigos - para que eles não sejam esquecidos -, proporcionando enriquecimento cultural, deleite e estudo de grandes filmes.

AGUARDAMOS VOCÊ!

josy disse...

Eu gostava demais desse filme e não estava esquecida!!!