segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nosso Lar


Nosso Lar (Brasil, 2010) – Nota 7
Direção – Wagner de Assis
Elenco – Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Rosane Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Werner Schunemann, Clemente Viscaíno, Helena Varvaki, Aracy Cardoso, Selma Egrei, Othon Bastos, Ana Rosa, Paulo Goulart, Lu Grimaldi, Chica Xavier.

Este longa pode ser considerado uma superprodução brasileira, que teve um orçamento de vinte milhões de reais e já está lucrando nas bilheterias em virtude do grande sucesso de público. 

A história é baseada no livro “Nosso Lar” que Chico Xavier psicografou e que conta a vida após a morte de André Luiz (Renato Prieto), um médico que ao falecer descobre que está preso num local escuro e cheio de sofrimento chamado Umbral, que fica entre o Céu e a Terra, uma espécie de purgatório. Após algum tempo ele é levado para o “Nosso Lar”, onde descobrirá a bondade das almas que lá vivem e aos poucos perceberá os erros que cometeu na Terra e como poderá ter uma vida plena naquele local. 

O filme é competente ao mostrar a base da doutrina espírita, que seria a caridade e o respeito ao próximo, tem uma bela produção, graças a ótima equipe técnica que tem ainda o músico Phillip Glass (responsável por “Koyaanisqatsi”) como autor da trilha sonora. 

O roteiro é razoável, ele segue um esquema para mostrar didáticamente a transformação de André Luiz e todo o processo de vida no Nosso Lar, além disso alguns personagens aparecem rapidamente na trama, sem um desenvolvimento, com o conselheiro vivido por Paulo Goulart, além de na minha opinião a interpretação do ator principal Renato Prieto ser um pouco teatral, exagerada na formalidade. 

No geral o filme cumpre seu papel de ensinar um pouco da doutrina espírita para quem não a conhece e em alguns momentos emociona, principalmente na visita de André Luiz a sua família alguns anos após sua morte.

7 comentários:

pseudo-autor disse...

Foi uma surpresa agradável ver Nosso Lar. E o ator que faz o espírito do André Luiz merece ser mais visto em futuros projetos de cinema. É um excelente artista!

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Rodrigo Mendes disse...

Eu gostei até certo ponto. Como adaptação entendo que foi difícil atingir o nível de um livro como esse.

Mas por exemplo, o filme pecou um pouco na montagem, tentando agradar com digressões líricas de André na infância, umbral, juventude, umbral etc.

E a cena que ele volta pra casa e vê a família, aquele momento tem diálogos sofríveis. Os atores ficam robotizados.

Enfim nao foi perfeito...e o nosso lar tinha cara de ambiente católico. O que era o Othon Bastos, uma espécie de papa? E os design do local com aquelas construções parecendo "Aparecida Do Norte". Complicado!

Abraços
Rodrigo

Marcio Melo disse...

E quem não está afim de aprender sobra a doutrina espírita?

Esse foi um dos motivos que me fizeram correr léguas de "Nosso Lar"

M. disse...

Eu não sei muito o que falar sobre o filme, mas meus elogios vão para a produção, fotografia, montagem, etc. O elenco ainda não era o ideal, mas deu seu recado. Em um mundo tão conturbado como o nosso filmes assim fazem refletir.

Silvia Freitas disse...

De fato Renato Prieto parece teatral pq é um renomado ator do teatro espírita. O filme é muito bonito, vale pela fotografia e mensagem, mas de fato, falhou em algumas coisas em seu roteiro. Gde abraço!!

Jeniss Walker disse...

Aff, esse eu vejo em DVD. Deve ser marromenos. Abraço o/

Hugo disse...

Pseudo-autor - Um filme interessante, apesar de algumas falhas.

Rodrigo - Acredito que os produtores tentaram atrair o público católico, pois é um tema que a maioria dos evangélicos passa longe, por este motivo criaram estes detalhes que lembram Aparecida do Norte como você citou.

Marcio - Eu tb gosto do tema e queria conhecer um pouco mais.

M - Este é um detalhe importante, a doutrina espírita tenta passar paz e solidariedade.

Silvia - Eu não conhecia o ator, por isso está explicada a atuação dele.

Jeniss - É um tema interessante para quem tem curiosidade em conhecer mais a doutrina espírita.

Abraço a todos