domingo, 19 de setembro de 2010

1900


1900 (Novecento, Itália / França / Alemanha, 1975) – Nota 8
Direção – Bernardo Bertolucci
Elenco – Robert De Niro, Gerard Depardieu, Donald Sutherland, Burt Lancaster, Dominique Sanda, Stefania Sandrelli, Sterling Hayden, Alida Valli.

No dia 1º de janeiro de 1900 nascem Alfredo (Robert DeNiro), filho de um latifundiário e Olmo (Gerard Depardieu), filho bastardo de camponeses. Apesar da diferença social, eles se tornam amigos, até que explode a 1º Guerra Mundial e Olmo se alista para lutar, enquanto Alfredo fica nas terras do seu pai. Quando Olmo volta da guerra eles se afastam, porque Alfredo contrata um capataz (Donald Sutherland) violento e adepto do fascismo e Olmo se torna um seguidor do socialismo, que luta para melhorar a vida dos camponeses. A luta social seguirá até o final da 2º Guerra Mundial em 1945, quando tudo mudará na Itália destruída pela guerra. 

O ótimo diretor e roteirista Bernardo Bertolucci conta através da vida dos dois amigos as mudanças políticas e sociais na Itália na primeira metade do século passado, muito em razão das duas guerras que abalaram a Europa. 

É um filme longo, mas para quem gosta de drama histórico é uma boa pedida, apenas que em virtude do elenco internacional existem versões em inglês e em italiano, neste segundo caso com os diálogos dublados. 

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Hugo,

Bom filme de Bertollucci, o vi pela primeira vez no cinema, há longos anos. Existem alguns exageros, mas bem realizado e com bom conteúdo histórico. Recomendo para um dia de chuva, tomando um chá com bolinhos da vovó.

Abraços

Hugo disse...

Dan - Você citou o dia perfeito para assistir a este longo filme.

Abraço

M. disse...

Oi Hugo!!!! O filme é longo, mas é realmente bom. MARAVILHOSO! E também Robert de Niro e Gerard Depardieu estão verdadeiros pitéis. O que são eles hoje hein? Mas pelo menos continuam sendo excelentes atores.

Hugo disse...

M - Os dois estão muito bem neste filme, que por sinal é uma obra um pouca esquecida.

Abraço