sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Meu Pé Esquerdo


Meu Pé Esquerdo (My Left Foot: The Story of Christy Brown, Irlanda / Inglaterra, 1989) – Nota 8
Direção – Jim Sheridan
Elenco – Daniel Day Lewis, Brenda Fricker, Ray MacNally, Hugh O’Conor, Fiona Shaw, Ruth McCabe, Alison Whelan, Cyril Cusack.

Christy Brown (Hugh O’Conor) nasce numa família pobre na Irlanda com paralisia cerebral, podendo movimentar apenas o pé esquerdo. Quando adulto (vivido agora por Daniel Day Lewis), após enfrentar diversos obstáculos, entre eles o preconceito de muitos, inclusive a rejeição do pai (Ray MacNally), ele descobre a pintura e também se transforma em escritor. 

O longa é baseado na história real de Christy Brown, um exemplo de superação aqui interpretado magistralmente por Daniel Day Lewis que ganhou o Oscar de Melhor Ator e tendo ainda a bela intepretação de Brenda Fricker como sua mãe, a única pessoa que acreditava na superação de Christy. Brenda também venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. 

Esta foi a estréia na direção do irlandês Sheridan, que faria ainda dois filmes com Daniel Day Lewis, o drama político “Em Nome do Pai” e “O Lutador”.

6 comentários:

Silvia Freitas disse...

Esse filme é mesmo muito interessante.
Qto ao que vc falou sobre o filho de Will Smith, todo mundo tá dizendo que o moleque é muito autoconfiante, metido a besta mesmo. Olha, percebo que ele tem talento, mas leva jeito pra ser metido mesmo. Gde Abraço!

bones disse...

Amei este filme do começo ao fim, e olha que não é "Meu tipo" de filme.
Daniel está fantástico.
caixinha de lenços do lado para quem , como eu, chora por qualquer coisa pois vale a pena.

Amanda Aouad disse...

Gosto muito desse filme, principalmente pela atuação de Daniel Day Lewis.

Hugo disse...

Silvia - Tomara que pelo menos ele tenha talento, porque senão sua carreira dependerá sempre da fama do pai para se manter.

Bones - Tb não sou fã deste tipo de filme, mas aqui a interpretação de Day Lewis vale a sessão.

Amanda - Ele é um dos grandes atores dos últimos vinte anos.

Abraço a todos

Roberto Simões disse...

Ainda só vi excertos do filme e fiquei logo abismado com a interpretação de Day-Lewis. Nunca mais me cruzei com o filme. Mas quero vê-lo, claro.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Hugo disse...

Roberto - A atuação de Daniel Day Lewis é fantástica.

Abraço