quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Estranhos no Paraíso


Estranhos no Paraíso (Stranger Than Paradise, EUA, 1984) – Nota 7,5
Direção – Jim Jarmusch
Elenco – John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson, Cecillia Stark.

A estréia de Jim Jarmusch na direção de um longa foi com este “Estranhos no Paraíso”, onde ele conta a história de Willie (John Lurie), que rejeita sua origem húngara mas terá de hospedar por alguns dias sua prima Eva (Eszter Balint), que vem de Budapeste para morar com sua tia Lotte (Cecillia Stark). Ele é obrigado a aceitar a companhia da garota, mas aos poucos vai conhecendo e se apegando a prima, que acaba indo morar com a tia em Cleveland. Depois de algum tempo, Willie sente saudades da prima mas não aceita a situação, mesmo assim convence o amigo Eddie (Richard Edson) a visitar a garota em Cleveland. 

Aqui Jarmusch já mostrava seu estilo, filmando em preto e branco, com pequenas tomadas seguidas de cortes que mudam totalmente as cenas e diálogos de pessoas comuns que vivem a margem da sociedade. Em seus filmes Jarmusch consegue passar toda a complexidade do ser humano, que muitas vezes deixa de expressar seus sentimentos e com isso acaba causando confusões e desencontros.  

Um comentário:

Daniel disse...

Excelente esse filme do Jarmusch. Discorre sobre a falência do "Sonho Americano", a predominância do tédio e da falta de perspectiva num mundo marcado pela angústia e pela inutilidade. Mostra também, como em outros filmes do excelente Jim Jarmusch, a opressão da mentalidade estadunidense e os possíveis conflitos culturais gerados por ela, os quais podem se expressar, de forma velada, pela desvalorização de elementos advindos de culturas estrangeiras.