domingo, 18 de julho de 2010

Rocky, um Lutador

Rocky, um Lutador (Rocky, EUA, 1976) – Nota 8,5
Direção – John G. Avildsen
Elenco – Sylvester Stallone, Burgess Meredith, Talia Shire, Carl Weathers, Burt Young.

Na Filadélfia, o boxeador fracassado Rocky Balboa (Sylvester Stallone) trabalha como capanga de um agiota e recebe a chance de sua vida quando o campeão mundial Apollo “Doutrinador” Creed (Carl Wheathers) o escolhe como desafiante ao título. Para disputar a luta, Rocky pede ajuda do treinador Mickey (Burgess Meredith), um ex-lutador durão e ao mesmo tempo um sujeito de coração mole. Neste meio tempo Rocky se aproxima da tímida Adrian (Talia Shire), irmã de seu melhor amigo, Paulie (Burt Young).

Este longa foi uma projeto pessoal de Stallone, que na época era um ator praticamente desconhecido e com muita dificuldade conseguiu realizar o filme, que foi dirigido por John G. Avildsen que faria posteriormente “Karatê Kid”. O resultado foi um sucesso absoluto que concorrou a nove prêmios Oscar e venceu três: Melhor Filme, Direção e Edição. Um dos motivos do sucesso do longa foi a o momento em que vivia os EUA, que estavam em um espécie de crise após a derrota na Guerra do Vietnã e o escândalo que gerou a renúncia do presidente Nixon. A história de Rocky mostrava que um cidadão comum poderia vencer, trazendo esperança e deixando acreditar que os EUA ainda era o país das oportunidades.

Uma curiosidade é que nos anos oitenta quando o filme passou na tv brasileira, na Globo por sinal, a terrível dublagem fazia o espectador acreditar que houve um empate na luta entre Rocky e Apollo, porém na verdade o vencedor era Apollo, por isso a continuação se chamou “Rocky II – A Revanche’.

5 comentários:

Volver um filme disse...

Oi Hugo
adicionei seu blog lá no meu também ok?

abraço

Vitor Silos

Amanda Aouad disse...

Essa da dublagem da Globo eu não sabia, hehe. Que viagem... Este é sem dúvidas, o melhor Rocky, apesar de achar um exagero ter levado Oscar de direção, edição e filme. Acho até que merecia mais o de roteiro, que acabou não levando.

Hugo disse...

Vitor - Valeu, abraço.

Amanda - Foi um filme que fez muito sucesso e acabou sendo muito valorizado pela crítica tb.


Abraço

Rodrigo Mendes disse...

Hugo,

este é o único Rock que gostei. E achei novidade. Os demais filmes eu não curto.

Abs,
Rodrigo

Mateus Souza disse...

Gosto muito desse filme, acredito que mais pelo seu valor folclórico do que técnico. Afora ele, só gosto de mais dois Rockys: O segundo e o último.