sábado, 17 de julho de 2010

Path to War

Path to War (Path to War, EUA, 2002) – Nota 8
Direção – John Frankenheimer
Elenco – Michael Gambon, Donald Sutherland, Alec Baldwin, Bruce McGill, James Frain, Felicity Huffman, Frederic Forrest, John Aylward, Philip Baker Hall, Tom Skerritt, Cliff de Young, Chris Eigeman, Sarah Paulson, Diana Scarwid, Albert Hall, J. K. Simmons, Gerry Becker, Gary Sinise.

Hoje o grande ator Donald Sutherland completa setenta e cinco anos e continua na ativa, seguindo uma carreira que começou no início dos anos sessenta . Para as novas gerações ele é apenas um ator coadjuvante e pai de Kiefer Sutherland, o "Jack Bauer", porém durante sua carreira trabalho em grandes filmes como o clássico de guerra "Os Doze Condenados", o policial "Klute - O Passado Condena" e este pouco conhecido, mas ótimo longa chamado "Path to War", entre diversos outros trabalhos.

Esta produção HBO mostra a trajetória de Lindon Johnson (Michael Gambon) desde sua eleição para Presidente Americano em 1964 até o final do mandato em 1968. O foco principal é a Guerra do Vietnã, que polarizou o governo de Johnson, com o longa mostrando todas as maquinações políticas, atos e conseqüências desta guerra. O roteiro coloca como grande vilão o Secretário de Defesa Americano Bob McNamara (Alec Baldwin), que no governo Kennedy era considerado um dos pilares da política do país, mas que se transformou num defensor dos ataques americanos ao Vietnã. Por outro lado temos o Conselheiro Clark Clifford (Donald Sutherland), que tenta buscar a paz, trabalhando nos bastidores sempre tentando segurar o ímpeto de McNamara e aconselhando o presidente que a guerra era um grande erro.

É um filme longo com quase três horas de duração, mas que prende atenção principalmente para quem gosta do tema, guerra misturado com trama política e história. Além do roteiro, outro ponto alto é o elenco, com ótimas interpretações do trio principal e bons coadjuvantes, além da sempre competente direção do falecido John Frankenheimer.

Nenhum comentário: