quarta-feira, 21 de julho de 2010

Breaking Bad

Breaking Bad (Breaking Bad, EUA, 2008)
Elenco - Bryan Cranston, Anna Gunn, Aaron Paul, Dean Norris, Betsy Brandt, RJ Mitte.
Criador - Vince Gilligan

Esta série estreou no meio da temporada de 2008 como tapa-buraco de programação e apenas sete episódios foram suficientes para agradar ao espectador. Hoje o seriado finalizou a terceira temporada já com a quarta programada para o próximo ano.

Por aqui a série começou a passar em 2008 pelo canal Sony e eu acabei não conseguindo acompanhar, mas agora que ela migrou para o canal AXN e este resolveu mostrar as duas primeiras temporadas em sequência, estou conferindo e gostando muito.

A trama é um misto de drama familiar com policial e tem como personagem principal o professor de química Walter White (Bryan Cranston), que leva um vida monótona ao lado da esposa Skylar (Anna Gunn) e do filho deficiente físico Walter Jr (RJ Mitte). Ele trabalha também como caixa em um lava rápido para complementar a renda, sendo desprezado pelo dono, um imigrante russo. Logo no primeiro episódio Walter descobre que está com cancer no pulmão, mas esconde da família a situação, inclusive após chutar o balde e largar o emprego no lava rápido.

Sua família é composta também pela cunhada Marie (Betsy Brandt) e o cunhado policial Hank (Dean Norris), sujeito falador que convida o introspectivo Walter para acompanhar uma batida policial na casa de um traficante. Enquanto a batida acontece, Walter fica no carro e percebe um jovem fugindo pela janela da casa vizinha. O jovem é seu ex-aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul), que vê o professor e sai correndo. Walter não conta nada ao cunhado e resolve procurar o jovem com a proposta de criar uma sociedade, ele com seus conhecimentos de química fabricaria metanfetamina e o jovem conseguiria compradores para o produto. Este é o início de muita confusão na vida da dupla de bandidos amadores, que terão de negociar com traficantes profissionais extremamente violentos.

O roteiro é competente ao mostrar a transformação do pacato professor, que ao saber da doença muda completamente seu comportamento, apostando alto na fabricação e venda de drogas, tendo de negociar com traficantes e até mesmo apelar para o violência, numa espécie de roleta-russa que assusta até mesmo o jovem traficante que o ajuda. Sem dúvida o personagem ganha força na ótima interpretação de Bryan Cranston, que era conhecido pelo papel no sitcom "Malcolm", onde tinha o papel de pai de Frankie Muniz que fazia o personagem principal. Aqui Cranston acerta nas cenas dramáticas e também nos momentos de violência, que por sinal beiram o humor negro. O jovem Aaron Paul também está bem como o jovem drogado, traficante pé-de-chinelo que tem seu destino amarrado ao do professor.

O seriado é uma agradável surpresa para quem gosta do gênero policial, mas com trama bem diferente das tramas normais de investigação.
  

2 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Preciso conferir este!

Hugo disse...

Cristiano - A série é muito boa.

Abraço