terça-feira, 15 de junho de 2010

Como Eliminar Seu Chefe & A Melhor Casa Suspeita do Texas

Em 1978 o roteirista Colin Higgins estreou na direção com a boa comédia policial "Golpe Sujo", que tinha Chevy Chase e Goldie Hawn nos papéis principais e fez um bom sucesso nos cinemas. O que parecia ser o início de uma boa carreira, não se cumpriu no dois longas seguintes e praticamente encerrou sua carreira. Higgins também teve uma vida curta e faleceu em 1988. Hoje comento estes dois últimos filmes da carreira como diretor.

Como Eliminar seu Chefe (Nine to Five, EUA, 1980) – Nota 6
Direção – Colin Higgins
Elenco – Jane Fonda, Lily Tomlin, Dolly Parton, Dabney Coleman, Sterling Hayden, Elizabeth Wilson, Henry Jones.

Três secretarias (Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton) trabalham para um chefe machista e mal educado (Dabney Coleman) e não se dão bem, pois as duas primeiras acreditam que a outra tem um caso com o sujeito, porém ao descobrirem que é mentira, resolver unir forças. Elas traçam um plano e sequestram o chefe como vingança e além disso resolvem mudar tudo no escritório onde trabalham.

Esta comédia fez algum sucesso na época, mas acaba sendo apenas mediana. A idéia de vingança das funcionárias é interessante, mas as piadas são poucas e não rendem muitas risadas. Vale pelo trio de atrizes que dão conta do recado, mas nada além disso.

A Melhor Casa Suspeita do Texas (The Best Little Whorehouse in Texas, EUA, 1982) – Nota 6
Direção – Colin Higgins
Elenco – Dolly Parton, Burt Reynolds, Dom DeLuise, Charles Durning, Jim Nabors, Barry Corbin.

Em uma pequena cidade do Texas, a extravagante Mona (Dolly Parton) é dona do bordel mais famoso da região. Tudo vai bem até que que um pastor de TV (Dom DeLuise) inicia uma campanha para fechar o estabelecimento. Enquanto o pastor tenta conseguir o apoio do governador (Charles Durning), o xerife Earl Dodd (Burt Reynolds) que é um freqüentador do local e caso antigo de Mona, tenta ajudar a cafetina. Este é apenas o início da confusão.

Comédia voltada para o público sulista americano, com um casal de atores famoso na região, a cantora country Dolly Parton e astro Burt Reynolds, que estava no auge após vários filmes de sucesso nos anos setenta. Não é um grande comédia, mas também não ofende nossa inteligência, apenas uma diversão leve.

Nenhum comentário: