domingo, 23 de maio de 2010

Pecados Mortais

Pecados Mortais (The Good Shepherd, EUA, 2004) – Nota 6
Direção – Lewin Webb
Elenco – Christian Slater, Molly Parker, Stephen Rea, Gordon Pinsent, Nancy Beatty, Van Flores, Daniel Kash.

O padre Andrews (Von Flores) é visto ao lado do corpo de um jovem que fora assassinado e acaba sendo preso com principal suspeito. A igreja envia o padre Clemens (Christian Slater) para acompanhar o caso e este logo descobre que o padre Andrews tem um segredo que foi contado em confissão, mas não pode revelar o fato, mesmo sabendo que poderá ser condenado pelo crime. Clemens é um espécie de relações públicas e encarregado dos negócios financeiras da igreja, tendo pouca ligação com o sacerdócio. Para tentar desvendar o caso ele se une a uma jornalista (Molly Parker), que fora sua namorada em tempos passados e aos poucos perceberá o quanto sua fé foi deixada de lado e como a igreja se tornou uma corporação, também se esquecendo de sua principal finalidade.

O tema espinhoso é interessante e vai bem até a metade do filme, porém o roteiro não se aprofunda e leva a um desfecho que mesmo não sendo muito previsível quanto ao culpado, acaba sendo fraco. O filme lembra um episódio de série policial e nada mais do que isso.

Para quem gosta do tema sobre confissão e culpa com um padre como personagem principal, eu indico o ótimo “A Tortura do Silêncio” de Alfred Hitchcock.

Nenhum comentário: