domingo, 21 de março de 2010

Sombras do Passado

Sombras do Passado (Red Dust, África do Sul / Reino Unido, 2004) – Nota 7
Direção – Tom Hooper
Elenco – Hilary Swank, Chiwetel Ejiofor, Marius Weyers, Ian Roberts, Jamie Bartlett, Nambitha Mpumlwana, Mawongo Tyawa.

Na África do Sul no início dos anos noventa, após o fim do Apartheid e a chegada de Nelson Mandela ao poder, o governo criou a Comissão da Verdade e Reconciliação, que viajava pelo país com a missão de por um fim a separação racial através de um espécie de julgamento ao contrário. O sujeito que cometeu qualquer crime contra a população negra durante o regime do Apartheid poderia pedir anistia desde que se apresentasse diante desta comissão e contasse toda a verdade sobre o seu caso.

Numa destas sessões, o ex-policial Dirk Hendricks (Jamie Bartlett), hoje preso, é levado a sua cidade natal por esta Comissão para contar toda a verdade sobre as torturas que ele cometeu no local, porém além das marcas naturais dos envolvidos nesta situação, a verdade sobre este passado pode atrapalhar a vida atual de várias pessoas, entre elas do hoje político Alex Mpondo (Chiwetel Ejiofor), que fora torturado por Hendricks junto com outro preso político que despareceu chamado Steve Sizela, além do chefe de polícia local Piet Muller (Ian Roberts), que era um dos torturadores na época. Mpondo será defendido pela advogado idealista Sarah Barcant (Hilary Swank) que nasceu também nesta cidade e era vista com desprezo pelos brancos em virtude ter namorado um negro.

Este caldeirão de emoções e segredos do passado é contado de forma interessante e mostra como o regime de segregação racial dividiu profundamente a África do Sul e como as marcas deste passado demorarão muito tempo para serem esquecidas.

O elenco dá conta do recado, com destaque para a sempre competente Hilary Swank e para Chiwetel Ejiofor, além da curiosidade de ver Marius Weyers, um dos atores mais famosos da África do Sul que ficou conhecido no mundo pela comédia “Os Deuses Devem Estar Loucos” e que trabalhou também em “Diamantes de Sangue”.

4 comentários:

Quincas Berro d'Água disse...

Olá!

Você poderia enviar um e-mail para quincasofilme@gmail.com para futuro contato? Desde já agradeço pela atenção e aguardo resposta.

Hugo disse...

E-mail enviado.

Abraço

Minerva Pop disse...

Fala Hugo!
Esse eu não conheço...

Mas estou aqui também, para dar uma divulgada na reforma que fizemos lá no Minerva Pop> Quero convidar você e seus leitores para a nos visitar.
Aproveitamos para corrigir uma falha antiga, que era a de não listar os blogs que gostamos e visitamos com frequencia. O Cinema-Filmes e Seriados está nesta lista e devidamente "linkado".

Abraços,

Sandro

Hugo disse...

Sandro - Valeu pela visita, vou dar um passada e ver a nova cara do blog.

Abraço