sábado, 6 de março de 2010

Oscar

Amanhã será a festa da entrega do Oscar para os melhores do cinema em 2009. Será que para os melhores mesmo? Todos que acompanham meu blog percebem o quanto gosto de cinema e a quantidade de filmes de diferentes épocas e gêneros que comento, porém dificilmente escrevo sobre entrega de prêmios. Cito ganhadores do Oscar nos meus comentários sobre determinado filme, ator, ou atriz, mas apenas isso.

Talvez por eu já ter assistido filmes demais e acompanhar o mundo do cinema há muito tempo, o Oscar não me chama mais a atenção. Há vários anos que não tenho paciência para assistir a cerimônia por completo e muitas vezes acho chatissima aquelas piadas prontas que o apresentador do ano precisa interpretar ou mesmo as cenas de musicais, por sinal este gênero é um dos menos me agradam. O interessante da cerimônia é a curiosidade de descobrir quem são os ganhadores e algumas vezes quando entregam um prêmio especial pela carreira. Esta é apenas uma opinião pessoal, sei que a maioria esmagadora de cinéfilos adora a cerimônia.

Para quem não é grande fã de cinema a cerimônia também não parece ser muito atraente, vejam que nos últimos a academia trata o Oscar com um programa de tv e tenta adaptá-lo ao gosto de quem assiste, mas mesmo assim audiência caiu neste tempo, o que fez com esse ano os indicados para melhor filme passassem de cinco para dez filmes. A estratégia é inserir filmes bem diferentes entre si para manter todo o tipo de público assistindo o programa até o final. Desta vez temos filme de guerra visando os adultos, animação visando as crianças, ficção de última geração para jovens e adolescentes, drama e romance para segurar as mulheres. A questão é saber até onde está tática dará certo e se vai alavancar a audiência.

Outro detalhe que sempre entra em discussão é a polêmica quanto aos vencedores. Como atuação e as demais categorias não podem ser medidas por pontos ou qualquer outro parâmetro exato, o que deveria valer seria a percepção de quem vota, mas sabemos muito bem que nos dias atuais a simpátia em relação a um filme ou interpretação aumenta ou diminui em proporção ao tamanho da campanha de marketing do filme. Além disso os membros da academia de cinema que tem direito a voto são bombardeados de presentes pelo produtores, entre outros mimos e regalias que com certeza fazem parte deste esquema.

Acredito que o gosto pessoal é mais importante para o cinéfilo na hora de analisar um filme do que se ele foi premiado.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Concordo que o gosto pessoal é mais importante que o prêmio, e que a cerimônia do Oscar não é tão maravilhosa assim... Mas, eu realmente gosto de acompanhar, principalmente quando tenho meus favoritos. Entendo, no entanto, seus pontos de vistas. Até porque é uma festa americana e a maioria das piadas são besteiras pura.

Wally disse...

Na ansiedade para conferir a cerimônia, mesmo sabendo que meus preferidos não vencerão, rsrsrs.

Tiago Britto disse...

sucesso! rpz a cerimonia ta show de bola...me show mesmo!