terça-feira, 2 de março de 2010

O Zodíaco

O Zodíaco (The Zodiac, EUA, 2005) – Nota 5,5
Direção – Alexander Bulkley
Elenco – Justin Chambers, Robin Tunney, Rory Culkin, William Mapother, Brad Henke, Rex Linn, Philip Baker Hall.

Em 1968 um casal é assassinado em um mirante na cidade Vallejo, Califórnia. Este é o primeiro crime de uma série em que o assassino se auto-intitula “O Zodíaco” através de cartas enviadas a três jornais de San Francisco. Estes crimes se transformam em obsessão para o detetive Matt Parish (Justin Chambers), que promete ao filho Johnny (Rory Culkin, irmão de Macaulay) e a esposa Laura (Robin Tunney) que irá capturar o assassino, porém sua busca é quase impossível e como todos sabem, até hoje ninguém tem certeza quem foi o verdadeiro Zodíaco.

O filme é baseado na história real, mas que pelo andei lendo a trama que tem o detetive Parish como personagem principal é fictícia. A história é contada com diversos detalhes, porém ficando muito aquém da obra de David Fincher, não só pelo orçamento mas pela qualidade do roteiro e do elenco. Aqui o roteiro como já escrevi dá muitos detalhes dos crimes e da investigação, mas deixa a desejar quanto aos personagens, como o repórter ambicioso interpretado por William Mapother, que praticamente é esquecido na trama e as fracas interpretações do trio central.

Assim como em “A Vingança do Mosqueteiro”, Chambers confirma que não tem talento para segurar um longa e a outrora promissora Robin Tunney (“Joven Bruxas”) passa todo o filme assustada com os crimes, além do fraco garoto Rory Culkin.

4 comentários:

Ciro Hamen disse...

Este não parece ser muito bom. Porém, o outro Zodíaco, de David Fincher, com Jake Gyllenhaal e Robert Downey Jr. é muito bom. Se não viu, eu recomendo!

Abraços!

Bruno Cunha disse...

Eu estava a ver a pontuação e estava a admirar-me com esta mas depois é que vi que não é o grande filme pertencente a David Fincher pois este último é um bom filme destinado a Zodiac!

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

LuEs disse...

Ainda não tive a oportunidade de ver esse filme. A versão que eu filme dessa mesma história é aquela adaptada do livro de Robert Graysmith, chamada Zodíaco também, mas com Mar Rufallo e Jake Gyllenhaal. Pela sua nota, imagino que não tenha se entretido tanto com essa obra.
Se eu puder, vou conferir esse filme...

Fazia tempo que eu não comentava aqui, hein!

Hugo disse...

Ciro - Este filme fraco. A versão de Fincher eu já assisti e gostei muito. Em breve vou postar aqui.

Nekas - Este é um filme genérico.

Luís - A investigação é interessante, mas o restante do filme é bem fraco.

Abraço