sábado, 20 de março de 2010

O Homem da Máscara de Ferro

O Homem da Máscara de Ferro (The Man in the Iron Mask, EUA, 1998) – Nota 6
Direção – Randal Wallace
Elenco – Leonardo DiCaprio, Jeremy Irons, John Malkovich, Gerard Depardieu, Gabriel Byrne, Anne Parillaud, Judith Godreche, Edward Atterton, Peter Sarsgaard, Hugh Laurie.

Durante o reinado de Luís XIV (Leonardo DiCaprio) o povo francês passa fome e ameaça se rebelar. Para defender o rei, D’Artagnan (Gabriel Byrne) o chefe dos mosqueteiros tenta acalmar os ânimos usando de sua fama junto ao povo e ao mesmo tempo tenta moldar o monarca. Enquanto isso os lendários Três Mosqueteiros, Athos (John Malkovich), Porthos (Gerard Depardieu) e Aramis (Jeremy Irons) estão aposentados, porém não acreditam no rei. A situação pode mudar quando Aramis descobre um misterioso prisioneiro que usa uma máscara de ferro e que pode ser o salvador do país.

O filme é livremente baseado num livro de Alexandre Dumas, que seria uma espécie de continuação do clássico “Os Três Mosqueteiros”, porém a adaptação modifica até mesmo boa parte da história do livro, que por si só é considerada uma ficção, apesar de citar personagens verdadeiros. Apesar do elenco de nomes famosos, o filme não decola, a história é morna e as cenas de ação são fracas.

A história tem outras duas versões, uma de 1939 dirigida por James Whale, o mesmo do clássico “Frankenstein” e outra para TV em 1977 com o galã Richard Chamberlaind no papel principal.

6 comentários:

Roberto Simões disse...

Foi um dos filmes que marcou a banda sonora. Apesar da péssima realização, tem assinaláveis qualidades: Leonardo DiCaprio em dose dupla, Jeremy Irons, John Malkovich, Gerard Depardieu, um guarda-roupa luxuoso e uma banda sonora fabulosa e memorável.

3/5, apesar da criança que há em mim reclamar uma nota mais alta.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Hugo disse...

Roberto - É bom ser criança. rs

A parte técnica e o elenco são as melhores coisas do filme.

Abraço

Wally disse...

Esse é tão brega... mas preciso rever para ter um consenso mais consistente.

Hugo disse...

Wally - No geral é um bom elenco desperdiçado num filme fraco.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Não li "20 anos depois", então, não posso falar muito da adaptação, mas até gostei do filme. É meio Sessão da Tarde, mas divertido, emocionante e envolvente, com boas atuações como Leonardo DiCaprio, John Malkovich e Gerard Depardieu.

abraços

Anônimo disse...

Lembro-me de ver a versão de 1939, quando era puto e adorei.
Gostaria de voltar a ver esse filme.