terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Parceiros do Crime

Parceiros do Crime (Killing Zoe, EUA / França, 1994) – Nota 7,5
Direção – Roger Avary
Elenco – Eric Stoltz, Jean Hugues Anglade, Julie Delpy, Gary Kemp, Bruce Ramsay, Tai Thai, Salvator Xuereb.

O americano arrombador de cofres Zed (Eric Stoltz) chega a Paris para encontrar o lunático Eric (Jean Hugues Anglade), sujeito viciado em drogas pesadas que montou um plano para assaltar um banco no feriado da Queda da Bastilha e Zed é a peça que faltava para o colocarem o plano em ação. Enquanto preparam os últimos detalhes, Zed se envolve com a bela garota de programa Zoe (Julie Delpy), sem imaginar que ela trabalha no banco a ser assaltado, algo que o bando descobrirá apenas na hora da ação, com consequências trágicas.

Resolvi escrever sobre este filme ao ler uma notícia em que o assunto era a prisão do diretor Roger Avary, que já cumpria pena em regime semi-aberto, mas acabou descumprindo alguma regra e sendo “convidado” para o regime fechado. Avary foi preso por dirigir embriagado e causar um acidente que resultou na morte de um amigo e em ferimentos de uma mulher. Fiquei surpreso e ao mesmo tempo triste, o nome dele sempre estará ligado a sua parceria com Tarantino no roteiros de “Pulp Fiction” e “Cães de Aluguel”.

Ele estreou como diretor neste “Parceiros do Crimes”, um filme policial violento, recheado de drogas, com interessantes diálogos e personagens fortes, duas marcas de Avary e Tarantino. Por sinal Avary dirigiu ainda o amoral “Regras da Atração” e escreveu o roteiro de diversos outros longas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem três selos para você lá no meu blog.

Dps passe por lá para pegá-los!

Excelente resenha!

Hugo disse...

Márcia - Obrigado pela lembrança passarei no seu blog.