domingo, 6 de dezembro de 2009

Legião Invencível

Legião Invencível (She Wore a Yellow Ribbon, EUA, 1949) – Nota 7,5
Direção – John Ford
Elenco – John Wayne, Joanne Dru, John Agar, Ben Johnson, Victor McLaglen, George O’Brien, Harry Carey Jr, Mildred Natwick.

O capitão Nathan Brittles (John Wayne) é um veterano da cavalaria americana prestes a se aposentar, porém após o massacre de Little Big Horn, onde os índios mataram o General Custer e toda a sua tropa, Nathan não aceita se aposentar antes de cumprir sua última missão, num país à beira da guerra entre índios e soldados. A missão é escoltar um grupo de pessoas até um local longe do perigo, sendo que entre as pessoas estão a esposa e a sobrinha de um Major (George O’Brien). O perigo de um ataque dos índios é real e outro problema acaba sendo sobrinha do Major (Joanne Dru), que flerta com dois outros soldados (John Agar e Ben Johnson), gerando uma disputa entre eles.

Este bom faroeste é uma das várias obras do grande John Ford, que usou como poucos a beleza das paisagens de Monument Valley para contar quase toda a história do oeste americano em seu longas. Aqui mais um vez ele tem John Wayne como astro principal, interpretando um sujeito de quase sessenta anos, quando na época Wayne estava na faixa dos quarenta ainda, mas mesmo assim ele dá conta do recado com um pequena ajuda da maquiagem que incluiu um bigode e cabelos com mechas brancas.

Nenhum comentário: