quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Klute - O Passado Condena

Klute – O Passado Condena (Klute, EUA, 1971) – Nota 7
Direção – Alan J. Pakula
Elenco – Jane Fonda, Donald Sutherland, Charles Cioffi, Roy Scheider, Dorothy Tristan.

O policial John Klute (Donald Sutherland) investiga o desaparecimento de um homem numa cidade pequena e a única pista é um carta que o leva até a prostituta Bree (Jane Fonda ) em Nova Iorque. Encontrando a garota, o policial descobre que ela tem recebido telefones e cartas ameaçadoras que podem ser de um assassino de prostitutas. E como em todo filme que bebe na fonte do noir, o policial Klute irá sentir-se atraído pela prostituta e tentará protege-la.

Este foi o segundo longa dirigido pelo falecido diretor Alan J. Pakula e aqui já mostra todo o seu talento no gênero policial e suspense, sem utilizar muita ação, focando principalmente no clima da história e nos diálogos, assim como no clássico “Todos os Homens do Presidente” e no suspense “A Trama”, ótimos filmes dos anos setenta.

Aqui o grande destaque é a interpretação de Jane Fonda como um prostituta de luxo fria, que tem a aspiração de se tornar atriz, mas acaba virando alvo de um assassino. Ela venceu o Oscar de Melhor Atriz com este papel.

3 comentários:

Jeniss Walker disse...

sem dúvida, um ótimo filme, bro. vi a uns 10 dias atrás. ja tinha perdido as esperanças de encontrar esse em DVD por aqui. tem uma grande performance de Jane Fonda.
abraço :)

LuEs disse...

Hugo, aviso que o Literatura e Cinema está mudando de enderenço. Como o servidor do Terra estava dando muitos problemas, nós resolvemos mudar para o blogger. Então eu e o Renan queríamos pedir que você substitua o link velho pelo novo.

http://literarioecinematografico.blogspot.com/

Vamos estreá-lo em novembro, no dia 1º.
Hugo, se tiver msn, me adiciona lá.
luis-adl@hotmail.com
;)

Hugo disse...

Jeniss - Um das maiores interpretações Jane Fonda.
É um filme um pouco esquecido, mas que vale a pena ser visto.

Luís Adriano - Já acertei o link de seu endereço por aqui.

Abraço a todos