quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Karatê Kid - A Trilogia

Karatê Kid – A Hora da Verdade (The Karate Kid, EUA, 1984) – Nota 8
Direção – John G. Avildsen
Elenco – Ralph Macchio, Pat Morita, Elisabeth Shue, Randee Heller, Martin Kove, William Zabka, Chad McQueen.

Karatê Kid II – A Hora da Verdade Continua (The Karate Kid, Part II, EUA, 1986) – Nota 7
Direção – John G. AvildsenElenco – Ralph Macchio, Pat Morita, Nobu McCarthy, Yuji Okumoto, Danny Kamekona, Martin Kove.

Karatê Kid III – O Desafio Final (The Karate Kid, Part III, EUA, 1989) – Nota 6
Direção – John G. Avildsen
Elenco – Ralph Macchio, Pat Morita, Robin Lively, Thomas Ian Griffith, Martin Kove.

Praticamente todo fã de cinema já assistiu a este filme despretensioso que fez um sucesso espetacular na década de oitenta e gerou duas continuações. O longa ainda fez a fama do jovem Ralph Macchio que com sua cara de bom moço e sem tanto talento assim, não conseguiu fazer uma boa carreira longe do personagem e do na época já veterano e hoje saudoso Pat Morita como seu mestre. Um dado importante é que o filme foi lançado em 1984, um dos anos com o maior números de sucessos da história do cinema, como "Um Tira da Pesada", "O Exterminador do Futuro", "Indiana Jones e o Templo da Perdição" e "Os Caça-Fantasmas". Vale ressaltar que nesta época as vendas de video cassete ainda estavam começando a se popularizar e os ingressos de cinema eram baratos, além das salas de cinema que tinham grande capacidade e viviam lotadas.

O original e um clássico absoluto dos anos oitenta, este longa deu fama a Ralph Macchio no papel do jovem Daniel Larusso, que se muda com a mãe (Randee Heller) para a Califórnia e com dificuldades de se ambientar, acaba se aproximando da bela Ali (Elisabeth Shue), porém o ex-namorado da garota (William Zabka) e seus amigos que praticam karatê na escola de um professor sem escrúpulos (Martin Kove), cercam Daniel que é salvo por um velho japonês, o Sr. Miyagy (Pat Morita) que passa a ser o mestre do garoto e praticamente um substituto do pai. Lógico que o treinamento levará o jovem Daniel a um confronto final com seu inimigo. A química entre Macchio e Morita é um dos destaques deste longa dirigido pelo responsável por “Rocky – Um Lutador

Após o sucesso inicial, uma sequência era obrigatória e aqui (sem Elisabeth Shue), o Sr. Miyagi precisa voltar ao Japão para visitar seu pai que está doente e leva consigo o jovem Daniel. Chegando ao Japão, ao mesmo tempo em que Daniel se aproxima de uma jovem (Nobu McCarthy), Miyagi é desafiado por um antigo inimigo. Novamente dirigido por Avildsen, o longa é muito parecido com o original em seu desenrolar, apenas mudando o cenário para o Japão, mas mesmo assim o resultado é competente e mantém o nível. Apesar de não ter feito tanto sucesso quanto o primeiro, ainda gerou um terceiro episódio.

A parte III é sem dúvida o filme mais fraco da série. De volta à Los Angeles, Daniel é forçado a entrar em um torneio para vencer um lutador (Thomas Ian Griffith) que pretende derrotar o jovem e humilhar o mestre Miyagi. A questão é que Miyagi se recusa a treinar Daniel por afirmar que karatê é uma filosofia, não um meio de ganhar fama como lutador. Aqui a namorada de Daniel é vivida por Robin Lively. Já sem a força e a surpresa do original e apesar do trio Macchio/Morita/Avildsen, o resultado não é dos melhores e encerrou a franquia, que tentou ser ressuscitada cinco anos depois pelo diretor Christopher Cain, que foi buscar Pat Morita para treinar um garota em “The Next Karate Kid” que fracassou completamente. A curiosidade do longa é que a garota foi vivida por uma jovem Hilary Swank.

10 comentários:

Ricardo Martins disse...

Eu simplesmente adoro os quatro filmes da franquia!!! Inclusive o 4, com a Hilary Swank, mas o primeiro é imbatível!!!

E logo logo vem ai o remake desse filme,sabia? Com Jackie Chan e Jaden Smith (o filho do Will Smith). Como será esse refilmagem, para os dias de hoje? Vamos ver!!!
ABRAÇO

pabla pereira disse...

Me lembra a infância!!!! :D

Hugo disse...

Ricardo - Eu não assisti a parte IV, por isso não escrevi sobre ela.
Já havia lido alguma coisa sobre refilmagem do original, mas não sabia do elenco. O tempo passa, Jackie Chan já vai fazer o papel do mestre. rs

Pabla - No meu caso lembra mais a adolescência.

Rodrigo Mendes disse...

Gosto da Trilogia,

a com a Hilary Swank, apesar de gostar dela, não é um fime muito bom..

Gema disse...

Que saudades Hugo!
Eu adorava ver Karate Kid e por incrivel que pareça, nunca comprei os filmes para a minha colecção...
Gostei mais dos dois primeiros, o 3º j+a não me cativou muito.
Bjs

Hugo disse...

Rodrigo - A parte IV com a Hilary Swank foi a única que não assisti.

Gema - É um prazer sua visita!
São longas que marcaram quem viveu na década de oitenta. Diversão com qualidade.

Red Dust disse...

O primeiro filme vale muito a pena. Toda aquela saga é uma inspiração.

Depois, as sequelas caíram a pique. Para mim só estragarm o 'bom nome' do filme inicial... :)

Abraço.

Hugo disse...

Red - O longa original é extremamente marcante, desta forma é sempre difícil que as sequências sejam tão boa quanto.

Abraço

Tiago Wakabayashi disse...

Fico ocm medo dese reamke. O 4 não gostei muito mas o primeiro é top sempre!

Hugo disse...

Tiago - Nunca espero muito de um remake.

Abraço