terça-feira, 13 de outubro de 2009

Do Outro Lado

Do Outro Lado (Auf der Anderen Seite, Alemanha / Turquia, 2007) – Nota 8
Direção – Fatih Akin
Elenco – Nurgul Yesilçay, Baki Davrak, Tuncel Kurtiz, Hanna Schygulla, Patrycia Ziolkowska, Nursel Kose.

Em Bremen na Alemanha o professor universitário Nejat (Baki Davrak) vive solitário e tem contato apenas com o pai, que um certo dia leva para casa a prostituta Yeter (Nursel Kose), que aceita morar com o velho em virtude de turcos radicais a ameaçarem caso continue levando uma vida de pecado. Ao mesmo tempo a filha de Yeter, Ayten (Nurgul Yesilçav) foge da Turquia onde é procurada por terrorismo e vai em busca da mãe na Alemanha, porém ela pensa que a mãe trabalha numa loja de sapatos enquanto a mãe pensa que a filha é estudante na Turquia. Chegando na Alemanha, Ayten terá ajuda de Lotte (Patrycia Ziolkowska) que se apaixonará por ela, para desagrado da mãe da garota, Susanne (a veterana Hanna Schygulla). Estes personagens terão as vidas cruzadas e modificadas em razão de duas mortes e vários desencontros.

O diretor turco Fatih Akin divide o filme em passagens pela Alemanha e Turquia, mostrando a diferença de vida nesses países e com os personagens procurando seu verdadeiro caminho e onde realmente seriam seus lares.

O filme lembra obras como “Babel”, com o destino influênciando a vida de vários personagens que se cruzam, geralmente ligados por alguma tragédia.

5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

HUgo,

ainda nao tive oportunidade de ver esta produção alemã. Agora estou na fase de querer ver muitos os filmes da Alemanha. Esses dias revi o cult e frenético, "Corra LOla, corra".

Ótima Resenha.

O filme " Aos TReze" é maroto ( da diretora de Crepúsculo, rs) Ótima resenha também!

Abraços.

Anônimo disse...

Antes mesmo de ler até o fim já tinha associado a Babel.
Por isso acredito ser um bom filme !!!
Tb gosto de trocar idéia sobre cinema etc.
abraços

Hugo disse...

Rodrigo - Tem várias produções alemãs de destaque. Além deste que citei, assista tb "Adeus Lenin!" e o "Operação Valkíria" original.

Já ouvi tanto sobre "Crepúsculo" que vou esperar para assistir apenas quando passar na tv. rs

Mescla - Sempre que quiser esteja a vontade para visitar o blog e deixar sua opinião.

Abraço

Red Dust disse...

Um dos filmes que mais me impressionou nos últimos tempos. Há uma crueza de sentimentos que são explorados de forma magnífica até ao fundo da mente e do coração. A não perder.

Abraço.

Hugo disse...

Red - Sem dúvida, o filme é um grande drama, que toca em vários temas como família, amor e o sentimento de estar longe de casa.

Abraço