sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A Casa da Noite Eterna

A Casa da Noite Eterna (The Legend of Hell House, Inglaterra, 1973) – Nota 7,5
Direção – John Hough
Elenco – Roddy McDowall, Pamela Franklin, Clive Revill, Gayle Hunnicut, Roland Culver, Peter Bowles.

Um milionário (Roland Culver) desafia um cientista cético (Clive Revill) e três médiuns (Roddy McDowall, Pamela Franklin e Gayle Hunnicut) a passar alguns dias numa mansão considerada mal assombrada, em virtude de no passado, o local ter sido palco de órgias, vampirismo e canibalismo. O personagem de Roddy McDowall é o único que já havia participado de outra experiência no local quando morreram várias pessoas, porém este fato faz ele entrar em conflito com o cientista que não acredita em fantasmas interpretado por Clive Revill.

Este bom filme de terror clássico não apela para o sangue, mas sim para a sugestão e a criação de um clima de inesperado, sem esquecer é claro das aparições e de personagens sendo possuídos ou agindo de modo estranho.

4 comentários:

Thiago Paulo disse...

Nosa, não conhecia esse, vendo assim parace ser super trash.

Abraço.

Luís disse...

Eu não tinha ouvido falar desse filme ainda.
Eu normalmente gosto desses filmes de terror mais antigos, com um clima um pouco mais subjetivo do que os filmes de terror atuais, que são bem chatinhos.
Mas essa sinopse me lembrou muito do filme A Casa da Colina; considerando que o mfilme que citei é um remake de outro filme, teria A Casa da Noite Eterna inspirado o outro ou teria o outro inspirado A Casa da Noite Eterna?

Por falar nisso, já assistiu A ÚLTIMA CASA À ESQUERDA?
Vi que saiu um remake desse filme.

Hugo disse...

Thiago - O filme não chega ser trash, mas é um tipo de terror antigo, daqueles que hoje valem pela curiosidade apenas.

Luís - "A Casa da Colina" é refilmagem de um longa de 1958, chamado por aqui de "A Casa dos Maus Espíritos", com Vincent Price. Eu assisti apenas a refilmagem, o original não.

Já "Casa da Noite Eterna" é baseado num livro de Richard Matheson, que escreveu roteiro de diversos filmes de terror e suspense para o cinema, inclusive a estréia de Spielberg, "Encurralado", além de vários episódios da série "Além da Imaginação".

Abraço

Hugo disse...

Luís - Não assisti "A Última Casa à Esquerda".

Abraço