quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Operação Valkiria

Operação Valkiria (Operation Valkyrie, Alemanha, 2004) – Nota 7,5
Direção – Jo Baier
Elenco – Sebastian Koch, Ulrich Tukur, Hardy Kruger Jr, Christopher Buccholz, Nina Kunzendorf.

Este longa feito para tv é a versão alemã sobre o complô de oficiais nazistas para matar Hitler em 1944, não confundir com a obra de Bryan Singer com Tom Cruise no papel principal, por sinal é um filme que está na minha lista para ser visto em breve.

Aqui o personagem central e um dos principais articuladores do plano é o Coronel Von Stauffenberg (Sebastian Koch), que no início do filme aparece ainda em 1933 quando junto com a namorada e futura esposa, vai a uma ópera de Wagner e fica admirado ao ver de longe Hitler, porém o diretor Jo Baier rapidamente passa pelo invasão da Polônia, o estouro da Segunda Guerra, chegando até Stauffenberg ser ferido na África em 1943 e através de pequenos fatos mostra como a admiração do oficial por Hitler se transforma em ódio ao ver o absurdo daquela guerra que já estava perdida e como Hitler ainda tinha certeza e exigia a vitória.

O longa se desenvolve melhor a partir daí, quando aos poucos Stauffenberg se aproxima de outros oficiais indignados com a situação e juntos montam um plano para assassinar o Fuhrer. Mas como todos conhecem a história, sabem que o plano falha e muitos oficiais pagarão com a vida.

Apesar de feito para o tv, o longa tem uma ótima produção, com história bem contada, misturando drama histórico e suspense, além de contar com um bom elenco, com destaque para o ótimo Sebastian Koch, que foi o escritor perseguido pela Polícia Secreta Stasi, no também ótimo “A Vida dos Outros” e aqui dá vida a um personagem que foi até o fim para tentar acabar com a guerra, inclusive deixando de lado sua família.

A “Operação Valkiria” do título foi o nome dado ao plano pelos oficiais amotinados, para após a morte de Hitler a Alemanha apresentar rendição total para Inglaterra.

Como curiosidade, dois atores coadjuvantes de destaque no longa são filhos de atores alemães famosos que fizeram vários filmes em Hollywood. Hardy Kruger Jr é filho de Hardy Kruger, que trabalhou em filmes como “Hatari” com John Wayne e a versão original de “O Vôo da Fenix. Já Christopher Buccholz é filho de Horst Buccholz, que teve como papel mais famoso o de um dos pistoleiros de “Sete Homens e um Destino.

6 comentários:

Bruno Pongas disse...

Não assisti ao original, mas gostei bastante da releitura. Outro dia vi esse pra vender por R$ 7,90.. quase comprei.. na próxima oportunidade vou comprar e assistí-lo :]

Legal seu blog, cara..
ABS

Cleber Eldridge disse...

Comprei esse recentemente, ainda vou dar uma conferida!

LuEs disse...

Hnm... eu normalmente costumo gostar dessas filmes feitos para a TV, pois acho que, por ser maiores, eles abrangem muito mais os detalhes, nos apresentam de maneira mais eficiente.

Sugiro que você confira duas obras. São as produções cinematográfica e televisiva a respeito do livro O Iluminado, de Stephen King.
A minissérie é definitivamente bem apadtada, enquanto o filme...

Caique Gonçalves disse...

Eu gostei, embora não acrescente nada de novo à filmografia existente sobre o assunto. Também acho que faltou uma maior contextualização dos personages!

doc brown disse...

nossa, eu nem sabia da existência desse filme!

eu gostei do filme do barry singer, acho que vou conferir esse quando puder.

a propósito, meu blog NITZOMBIES nao existe mais...

se vc puder trocar o link eu agradeço, agora é
http://moviesfromboxes.wordpress.com

eu já te adicionei lá!

Abraços

Hugo disse...

Bruno - Não é uma grande obra, mas é um bom registro histórico.

Cléber - Para quem gosta de filmes sobre a 2º Guerra, com certeza vai curtir.

Luís Adriano - Eu assisti apenas o filme de Kubrick e gostei muito, grande atuação de Nicholson. Esta adpatação para a TV eu não conhecia.

Caique - Vc tem razão, o diretor preferir focar a história do complô e deixou de lado um maior desenvolvimento dos personagens secundários.

Doc Brown - Gostei do novo apelido, grande personagem.
Estou linkando seu novo endereço aqui.

Abraço a todos.