domingo, 20 de setembro de 2009

O Centro do Mundo

O Centro do Mundo (The Center of the World, EUA, 2001) – Nota 6
Direção – Wayne Wang
Elenco – Molly Parker, Peter Sarsgaard, Carla Gugino, Balthazar Getty, Pat Morita.

Um casal, Richard e Florence (Peter Sarsgaard e Molly Parker), chega a um luxuoso hotel em Las Vegas e logo de cara o carregador de malas explica que não é necessário viajar muito para conhecer o mundo, pois em Las Vegas existem a “Torre Eiffel” e “Veneza”, entre outras cópias de lugares famosos e seus monumentos. Esta é a primeira das três explicações sobre o que seria “O Centro do Mundo”, as outras duas serão as opiniões de Peter e de Florence e mostrará como eles tem visões diferentes do mundo.

Após a explicação do carregador percebemos que aquele não é um casal comum e em flashbacks descobriremos que Richard é um jovem que ficou milionário com a Internet e Florence é bateirista de uma banda que quer fazer sucesso e enquanto isso não acontece ela trabalha como stripper. O passeio do casal é na verdade um contrato entre os dois, onde ficou acertado que não haveria sentimentos e sim limitações quanto ao sexo, mas como todo ser humano é complicado, as coisas não correrão como o esperado.

Este diferente drama dirigido pelo chinês Wang, tenta com estilo mas sem grande profundidade, mostrar como a solidão é algo comum nos dias atuais e aflige pessoas de todos os níveis, além de deixar claro que o dinheiro pode comprar companhia, mas não amor e sentimento.

2 comentários:

Renan disse...

Olá Hugo.
Eu e o Luís ganhamos um selo e decidimos indicar o seu blog a ele.
Gostamos muito daqui, pois temos assuntos em comum como os filmes e seriados.

O selo estará lá no Literatura e Cinema na terça feira,

Parabéns

Hugo disse...

Renan - Obrigado pela lembrança, você e o Luís já são grandes parceiros aqui do blog.

Abraço