terça-feira, 15 de setembro de 2009

Matador de Aluguel - O Adeus a Patrick Swayze

Matador de Aluguel (Road House, EUA, 1989) – Nota 7
Direção – Rowdy Herrington
Elenco – Patrick Swayze, Ben Gazzara, Kelly Lynch, Sam Elliott, Marshall Teague, Kevin Tighe.

Pensei muito em que filme postar para homenagear Patrick Swayze e queria fugir dos básicos "Ghost" e "Dirty Dancing", este que por sinal ainda não assisti. Pensei em "Donnie Darko" onde ele faz um pequeno mas importante papel, porém já postei sobre este filme. Então vasculhando no restante do que assisti do ator, me lembrei deste filme de ação menor, mas extremamente divertido com diversas cenas de brigas e onde Swayze bota para quebrar.

A história tem no papel principal James Dalton (Patrick Swayze), sujeito formado em filosofia, porém ao invés de lecionar se tornou um famoso segurança. Em virtude de sua fama, ele é contratado para trabalhar em uma pequena cidade pelo dono de uma boate (Kevin Tighe) que tem o objetivo de acabar com as brigas no local e o transformar num ambiente melhor.

Logo na chegada Dalton precisa enfrentar arruaceiros e acaba ferido. Sendo tratado por uma bela médica (Kelly Lynch), com quem logo se envolve e desperta a ira do sujeito rico que se acha o dono da cidade (o veterano Ben Gazzara) e que deseja ficar com a médica a qualquer custo, com a ajuda de seus capangas. Este é um início de um incrível festival de pancadaria.

O filme tem a cara dos anos oitenta, com o herói solitário lutando contra um dezena de bandidos e aqui tendo a seu favor o roteiro que não se leva a sério, como por exemplo o herói carregando um mapa de seu corpo com todos os locais que ele já fraturou marcados e incluindo ainda cenas quentes entre Swayze e Kelly Lynch, além do outrora famoso Ben Gazzara fazendo um vilão extremamente canastrão.

Típica diversão sem compromisso que serve como homenagem de despedida para Patrick Swayze.

12 comentários:

Amanda disse...

Hehehe, claro que vc tinha que pegar um menos comum, sempre nos brindando com pérolas escondidas. Já li e ouvi muito sobre Matador de Aluguel, assim como vi fotos (naqueles álbuns de adolescentes era o filme com mais fotos de Patrick Swayze), mas nunca assisti. Meu preferido dele continua sendo "Dirty Dancing", mais pelo marco, pela dança, pela música, enfim... Sua melhor interpretação, no entanto, está em "Para Wong Foo, obrigado por tudo"

Paulo Montanaro disse...

Acho que não só o filme, mas o próprio Patrick tem a cara dos anos 80.. o biotipo do protagonista de filmes assim, com cabelos enrolados e tudo mais.

E concordo com a Amanda... "Para Wong Foo, obrigado por tudo" é o ápice da carreira, mesmo não sendo tão famoso como "Dirty Dancing" ou "Ghost"

Há braços
Paulo

Kamila disse...

Não assisti a este filme ainda, mas o post fica como uma homenagem ao Patrick. Senti muito a morte dele.

Marcelo Moreira disse...

Conheço pouco do trabalho de Patrick Swayze, eu cairia no lugar comum. Uma pena ele ter ido, gostei mto de seus trabalhos clássicos. Gostei da dica desse filme, vou assistir a ele. Ótimo seu blog!!

Tatuador disse...

Parabéns pelo post e homenagem póstuma ao ator Patrick Swayze . Considero este filme como um dos melhores trabalhos do ator . Não foi um filme muito badalado pela crítica e público mas tem seus méritos principalmente na quimica entre os atores principais .
Abraço.

Luís disse...

Eu era era fã do ator. Não que eu não gostasse dele como ator, mas eu não vivi na época do auge dele quando atuou nas produções citadas por você. Infelizmente, posso falar dele somente como ator e não como um ícone de uma época, porque não a presenciei.
Mas achei bem legal o seu post em que o homenageia. Eu e o Renan talvez façamos um também no Literatura e Cinema.

Rodrigo Mendes disse...

Este filme é "dáHORA"

O Patrick Swayze esta do outro lado da vida . Foi um grande ator.

Abraços..tbm vou te linkar...

Unknown disse...

Oi Hugo,

Bela escolha para homenagear o grande Patrick Swayze, é um filme de ação gostoso de ver. Passa no Pouco de Tudo que tem um selo para você.

Abraços

it was RED - Para quem gosta de cinema disse...

É uma pena ele ter morrido...

Mudando de assunto, passa no meu blog que eu deixei um selo para ti. Abraço! Parabéns pelo blog!

Wally disse...

Taí um filme dele que não vi...

it was RED - Para quem gosta de cinema disse...

Olá, deixei outro selo para ti no meu blog; para pega-lo, passe no lá! Parabéns pelo teu trabalho! Abraço!

Hugo disse...

Amanda - É bom sempre conhecermos filmes diferentes, não se prendendo as mais famosos. Não assisti "Para Wong Foo...", mas sei que um dos trabalhos mais elogiados de Swayze.

Paulo Roberto - Na época Patrick Swayze chegou a ser um grande astro, pena que não conseguiu uma carreira regular. Da metade dos anos 90 para cá sua carreira teve mais erros que acertos.

Kamila - Sem dúvida foi uma grande perda.

Marcelo - Valeu pela visita e obrigado pelo elogio.

Tatuador - É um filme de ação extremamente divertido, competente e para não se levar a sério.

Luís - Ele chegou a ser um astro, mas já escrevi, não conseguiu se manter no topo, mas deixou uma carreira digna no geral.

Rodrigo - Ótimo para quem gosta de ação.

Dan - Obrigado por mais um selo.

It Was Red - Obrigado pelo selo.

Wally - Se você gosta de filmes de ação, assista que irá gostar.

Abraço a todos