quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Os Imorais

Os Imorais (The Grifters, EUA, 1990) – Nota 8
Direção – Stephen Frears
Elenco – Anjelica Huston, John Cusack, Annette Benning, Pat Hingle, J. T. Walsh, Charles Napier, Stephen Tobolowski, Gailard Sartain, Jeremy Piven, Jon Gries, Xander Berkeley.

Um inusitado trio de vigaristas são os protagonistas deste drama cínico, com pitadas de comédia, que coloca a ambição e o dinheiro acima de tudo e de todos.

A protagonista é a veterana Lilly Dillon (Anjelica Huston) que vive de aplicar golpes em homens, porém sabendo que a juventude ficou para trás e os golpes estão mais difíceis, percebe que pode lucrar ao reencontar o filho Roy (John Cusack) após vários anos longe e descobrir que ele aprendeu bem as suas lições e também vive de pequenos golpes, junto com a bela namorada Myra (Annette Benning), garota ambiciosa que utiliza seu charme para conquistar homens e ganhar dinheiro.

Este será o início de uma parceria entre o trio para o golpe perfeito, porém o ciúme entre mãe e sogra e a falta de caráter de todos, fará com que cada um tente levar vantagem e ficar com o prêmio, o que será fatal para as pretensões dos vigaristas.

O cineasta Stephen Frears acerta em cheio ao contar esta história de personagens que tentam se mostrar sofisticados, mas que no fundo são pessoas sem caráter algum e nos brinda com um grande adaptação do livro de Jim Thomspon.

O trio principal é outro grande acerto, com uma extraordinária interpretação de Anjelica Huston como a mulher que sempre quer estar no comando e vê se reinado ser abalado por uma jovem Annette Benning, esta que faz muito bem uma personagem sedutora e vulgar e terminando com o ótimo John Cusack no papel do sujeito que sempre viveu a sombra de mulheres dominadoras, primeira da mãe a agora da namorada, mas que no fundo usa esta posição de submissão para tentar lucrar também.

Resumindo, este é um filme onde ninguém é inocente.

4 comentários:

Cleber Eldridge disse...

Frears é um dos meus diretores favoritos ... mas ainda não tive a chance de ver este.

Unknown disse...

Hugo, preciso de seu E-Mail para mandar convite do lançamento de meu livro. Escreva para meu E-Mail dandonzelli@hotmail.com

Abraços

Red Dust disse...

Não gostei tanto como tu, Hugo. Mas considero ser um filme com diversos pontos de interesse, a começar logo pelo trio principal de actores.

Abraço.

Hugo disse...

Cléber - É um filme um pouco esquecido de Frears.

Dan - Obrigado pelo convite.

Red - O trio principal está em ótima forma.

Abraços