segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Monstro do Ártico

O Monstro do Ártico (The Thing from Another World, EUA, 1951) – Nota 8
Direção – Christian Nyby
Elenco – Margareth Sheridan, Kenneth Tobey, Douglas Spencer, Robert Cornthwaite, James R. Young, James Arness.

No Círculo Polar Ártico uma espécie de avião cai numa geleira e desperta a curiosidade dos integrantes de uma base americana no local, que em seguida recebe a visita de um Capitão do Exército (Kenneth Tobey) para investigar o acontecido. Na base ele reencontra um ex-namorada (Margareth Sheridan) e junto com os outros integrantes da base vão verificar o local do acidente e descobrem um estranha nave que apenas será aberta através de uma explosão. Como resultado encontram o corpo de um alienígena congelado que é levado a base para análise pelo cientista encarregado (Robert Cornthwaite) e o que parece ser inofensivo se transforma em algo extremamente perigoso quando o gelo derrete e o monstro acorda.

Utilizando muito mais a sugestão do suspense do que o terror, o diretor Nyby com apoio do grande Howard Hawks na produção, conseguiu criar um clima de medo que prende atenção do início ao fim e transformou este filme de pequeno orçamento em um clássico B de primeira.

O diretor John Carpenter refilmou o a história em 1982 como “O Enigma do Outro Mundo” e transportou a história do Ártico para a Antártica, além de aumentar em doses cavalares as cenas de sangue e terror, criando para muitos seu melhor filme. Filme este que será minha próxima postagem.

6 comentários:

Thiago Paulo disse...

Nossa, pela sinopse parece ser muito legal. Fiquei interessado.

Há, deixei um selo pra você lá no meu blog. Vê, lá!

Abraços..

Unknown disse...

Então era este o tal que inspirou refilmagem de "O Enigma de Outro Mundo"! Parece ser um bom filme, embora as fitas de supense/horror da década de 1950, sejam, em sua maioria, horríveis.
Se achar, com certeza confiro!
Abraço!

Amanda disse...

Hugo, meu amigo, você desenterra cada filme, hehe, acho massa isso. A sinopse deu curiosidade mesmo.
Abraços

Red Dust disse...

É um género de filmes que não aprecio por aí além. Nem vi este, nem o do Carpenter.

Abraço.

Hugo disse...

Thiago - O filme é bem interessante.
Vou passar pelo seu blog.

Weiner - Vc tem que entender que são filmes com mais de 50 anos, porém muitos deles, assim como este, são extremamente originais.

Amanda - Se você gosta do gênero, procure. Este filme as vezes passa no canal TCM.

Red - Já sei que terror não é de seu gosto.

Gema disse...

Eu gosto bastante deste tipo de filmes, por isso, é um filme que tenho que ver ;)